SKF e ESSS fecham parceria para soluções em engenharia

Fotos: Divulgação

A SKF do Brasil e a ESSS (Engineering Simulation and Scientific Software Ltda.) fecharam uma parceria técnica para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para prestação de serviços de simulação numérica e ODS (Operational Deflection Shape). A simulação numérica é uma tecnologia que utiliza protótipos virtuais e fornece resultados rápidos com elevada confiabilidade.

A tecnologia de ODS compreende medições de vibração que demonstram o comportamento vibratório real de um equipamento ou estrutura.

Pelo acordo, a SKF entrará com sua expertise em tecnologias para medição de vibração em campo. Já a ESSS trará seus conhecimentos em simulação computacional envolvendo as áreas de dinâmica dos fluidos, análises estruturais, análises de partículas e de campos eletromagnéticos. Com isso, terão um conjunto de ferramentas que serão trabalhadas de forma integrada para o desenvolvimento de soluções completas para a prestação de serviços de simulação numérica.

Com a simulação numérica, a empresa pode realizar testes que prevêem quais componentes podem ter problemas, antes mesmo de colocar o protótipo em teste. Com isso, há uma redução de gastos significativa com a produção de protótipos caros que, na prática, são utilizados apenas para serem destruídos em busca de defeitos.

A tecnologia de ODS permite trazer para o ambiente de simulação numérica, dados reais de problemas complexos em equipamentos ou estrutura já existentes e que não puderam ser solucionados através das tecnologias convencionais.

"Uma solução completa de simulação numérica pode reduzir em até 90% o custo de projeto de um novo produto ou equipamento, bem como melhorar sensivelmente os processos produtivos de uma fábrica. Nos dias de hoje, com a crise econômica mundial, uma redução deste nível faz toda a diferença", afirma Hilário Sinkoc, gerente de engenharia da SKF do Brasil, que acredita que junto com a ESSS terá as ferramentas necessárias para explorar todo o potencial deste mercado. "Nossa expectativa é triplicar os negócios nesse segmento até o final de 2010", completa o executivo.

Marcus Reis, Diretor de Engenharia da ESSS, também vê com bons olhos essa parceria que une duas empresas líderes de mercado para oferecer soluções de última geração aos clientes. "Com essa união criamos as condições necessárias para a redução do tempo de concepção e lançamento de produtos no mercado, que além de diminuir substancialmente os custos de projeto, fornece aos nossos clientes uma importante vantagem competitiva de mercado. Certamente estamos um passo à frente da concorrência neste segmento", completa o executivo.

 


Tópicos: