Yaskawa divulga calendário dos cursos do mês


A Yaskawa Elétrico do Brasil, especializada nas áreas de mecatrônica e automação industrial, divulgou seu calendário de cursos para o segundo semestre de 2009. Destinados a estudantes e a profissionais que desejam ampliar e atualizar seus conhecimentos sobre as soluções que a empresa disponibiliza no mercado brasileiro, os treinamentos serão realizados na sede da Yaskawa, localizada na Avenida Fagundes Filho, 620, Saúde, em São Paulo.

O número de vagas é limitado e as reservas deverão ser feitas no mínimo cinco dias úteis antes da realização do treinamento. Os alunos que obtiverem pelo menos 75% de freqüência receberão certificado de participação. Informações e inscrições pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 3585-1133.

Confira a programação dos treinamentos:

- Curso sobre servo-acionamentos

- Cursos sobre inversores

- Curso sobre controladores

Curso sobre posicionadores




  • Cursos sobre servo-acionamentos

    Servo Drive Sigma II
    O módulo Servo Drive Sigma II destina-se ao mantenedor, eletricista, projetista de máquinas e estudantes. É um curso para quem precisa aprender rapidamente a colocar em marcha um servo, entendendo como trabalhar com ele, bem como aplicá-lo corretamente.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: apresentação dos diferentes tipos de Servo Motores e Servo Drive e suas diferentes características; utilização dos principais recursos do software de comunicação, como a parametrização, plotagem de gráficos, backup de parâmetros, entre outros; exercícios práticos nos três métodos de controle: velocidade, torque e posição, compreendendo a parte de ligação física (hardware) e parametrização (software); apresentação de alguns recursos úteis, como realocação dos terminais de I/O, entre outros.

    O curso Drive Sigma II tem duração de um dia e meio e será realizado nas seguintes datas: 3 e 4 de Novembro.

  • Cursos sobre Inversores de frequência

    Inversor F7 / G7 – Programação e Aplicação
    O módulo destina-se ao mantenedor, eletricista e estudantes. É um curso para quem precisa aprender rapidamente a colocar em marcha um inversor, entendendo como trabalhar com ele, bem como aplicá-lo corretamente.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: relação do motor com o inversor; curva torque rotação; análise dos dados de placa; um olhar sobre o diagrama de potência do inversor, conceito da curva V/F; como atua o inversor vetorial; a técnica do PWM utilizado pelo inversor; acesso aos principais parâmetros; navegação no operador digital; acesso e leitura dos monitores de variáveis e falhas; parâmetros que definem a aplicação; parametrização para ponte rolante, bombas e ventiladores.

    O curso Inversor F7 / G7 – Programação e Aplicação tem duração de dois dias e será realizado nas datas: 3 e 4 de Novembro.

    Aplicação do Inversor F7 para Ponte Rolante
    O módulo contém uma programação avançada, sendo ideal para obtenção de domínio sobre as aplicações possíveis com um inversor.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: diagrama de interligação; navegação no operador digital; comando de velocidade; comando rodar; métodos de parada e programação específica para pontes.

    As datas de realização do curso Aplicação do Inversor F7 para Ponte Rolante serão definidas conforme a demanda.

    Inversor J1000 - Programação e Aplicação
    Destina-se ao mantenedor, eletricista e estudantes. É um curso para quem precisa aprender rapidamente a colocar em marcha um inversor, entendendo como trabalhar com ele, bem como aplicá-lo corretamente.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: relação do motor com o inversor; curva torque rotação; análise dos dados de placa; um olhar sobre o diagrama de potência do inversor, conceito da curva V/F, como atua o inversor vetorial, a técnica do PWM utilizado pelo inversor; acesso aos principais parâmetros; navegação no operador digital; acesso e leitura dos monitores de variáveis e falhas; parâmetros que definem a aplicação; parametrização para transportadores, portas automáticas, politriz, entre outros.

    O curso Inversor J1000 - Programação e Aplicação tem duração de um dia e será realizado nas seguintes datas: 5 de Novembro.

    Inversor V1000- Programação e Aplicação
    O curso destina-se ao mantenedor, eletricista e estudantes. É um treinamento para quem precisa aprender rapidamente a colocar em marcha um inversor, entendendo como trabalhar com ele, bem como aplicá-lo corretamente.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: a relação do motor com o inversor; curva torque rotação; análise dos dados de placa; um olhar sobre o diagrama de potência do inversor; conceito da curva V/F; como atua o inversor vetorial, a técnica do PWM utilizado pelo inversor; acesso aos principais parâmetros; navegação no operador digital; acesso e leitura dos monitores de variáveis; e falhas; parâmetros que definem a aplicação; parametrização para transportadores, bombas e ventiladores e portas automáticas.

    O curso Inversor V1000 - Programação e Aplicação tem duração de dois dias e será realizado nas seguintes datas: 10 e 11 de Novembro.

    Inversor V1000 – Elevador
    O módulo destina-se ao mantenedor, eletricista e estudantes. É um curso para quem precisa aprender a colocar em marcha um inversor, entendendo como trabalhar com ele.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: a relação do motor com o inversor; curva torque rotação; análise dos dados de placa; acesso aos principais parâmetros; navegação no operador digital; acesso e leitura dos monitores de variáveis e falhas; ajuste das malhas de controle interno do inversor para otimizar a performance de viagem e nivelamento.

    As datas de realização do curso Inversor V1000 – Elevador serão definidas conforme a demanda.

    Inversor L7- Programação e Aplicação
    O módulo Inversor L7 destina-se ao mantenedor, eletricista e estudantes. É um curso para quem precisa aprender rapidamente a colocar em marcha um inversor, entendendo como trabalhar com ele, utilizando as funções para elevador.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: a relação do motor com o inversor; curva torque rotação; análise dos dados de placa; acesso aos principais parâmetros; navegação no operador digital; acesso e leitura dos monitores de variáveis e falhas; compensação de escorregamento; short-floor; seqüência de freio; contator de saída; ajuste das malhas de controle interno do inversor para otimizar a performance de viagem e nivelamento.

    O curso Inversor L7- Programação e Aplicação tem duração de um dia e será realizado nas seguintes datas:12 de Novembro.

    Módulo Manutenção de Inversor
    O módulo destina-se ao mantenedor, eletricista e estudantes. É um curso para quem precisa diagnosticar rapidamente uma falha em um inversor, entendendo como medir, bem como reoperar corretamente.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: “verificações sem energia”; verificações com o inversor desenergizado; “verificações com energia”; verificações com o inversor energizado; falhas, leitura e comentários dos códigos de falhas apresentados pelo inversor.

    As datas de realização do curso Manutenção de Inversor serão definidas conforme a demanda.

  • Curso sobre controladores

    Motion Controllers MP 2000 (2200/2300)
    O módulo destina-se ao mantenedor, projetista de máquinas, programador e estudante. É um curso para quem quer utilizar o que há de mais avançado no mercado em termos de controle de eixos (servos). No treinamento, o aluno aprende a utilizar os principais recursos do equipamento, estando apto ao final do curso a desenvolver toda a automação (software) de uma máquina, através desse poderoso equipamento, atendendo às necessidades de fabricantes de máquinas e usuários finais, podendo aplicar esses conhecimentos nas mais variadas aplicações industriais.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: apresentação dos controladores de movimento da série MP 2000; funcionamento das memórias e registradores do equipamento; utilização dos principais recursos do software de programação e do próprio controlador de movimento nas mais diversas aplicações de posicionamento, via rede dedicada para controle de eixos (Mechatrolink), em todas as formas de programação; controle do movimento dos servos, fazendo aplicações desde um posicionamento até a utilização de recursos de mestre-escravo, CAME eletrônico e interrpolação de eixos.

    O curso Motion Controllers MP 2000 (2200/2300) tem duração de três dias e será realizado nas seguintes datas: 10, 11 e 12 de Novembro.

  • Cursos sobre posicionadores

    Posicionador NS 600 OU 300
    O módulo destina-se ao mantenedor, eletricista, projetista de máquinas e estudantes. É um curso para quem trabalha com máquinas de posicionamento simples, tornando o startup rápido através dos recursos de um cartão posicionador (index), onde o aluno aprende a trabalhar com ele e a aplicá-lo corretamente.

    A programação do curso aborda os seguintes tópicos: utilização dos principais recursos do software de programação nas diferentes aplicações de posicionamento, via I/O discreto; utilização dos principais recursos do software de programação nas diferentes aplicações de posicionamento, via protocolo serial ASCII.

    O curso NS 600 OU 300 tem duração de um dia e meio e será realizado nas seguintes datas: 5 e 6 de Novembro.


Tópicos: