Indústrias contratam 176 metalúrgicos em setembro

Foto: Divulgação

Depois de dez meses com mais demissões do que contratações, as indústrias metalúrgicas da região voltam a ter saldo positivo. Usando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Subseção Dieese Metalúrgicos de Sorocaba mostra que em setembro a região ganhou 176 postos de trabalho no setor. O economista responsável pela regional do Dieese, Fernando Lima, afirma que este resultado é consequência da retomada da economia brasileira e das medidas governamentais de renúncia fiscal. Uma isenção de imposto não traz resultados imediatamente e agora, de certa maneira, começamos a reparar essas medidas do governo, explica.

O saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada não ocorria desde dezembro de 2008. No nono mês do ano foram registradas 883 admissões e 707 demissões que resultaram no saldo positivo de 176 novos postos de trabalho. O sub-setor metalúrgico que mais contribuiu para o saldo positivo foi o de autopeças com abertura de 119 vagas. Por outro lado o sub-setor de fabricação de equipamentos de informática teve o fechamento de 101 postos de trabalho, afirma Lima. A gente verifica que as vendas de automóveis continuam bem e as de caminhões tiveram retomada, argumenta o economista.

Especificamente para o município de Sorocaba, que corresponde a 82% dos trabalhadores representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, foram registradas 625 contratações e 523 demissões resultando na abertura de 102 postos de trabalho. Lima observa que na cidade, o destaque positivo também fica para as autopeças que aqui são acompanhadas pelas fábricas de máquinas e equipamentos. A criação de vagas nestes setores foram de 95 e 79 empregos, respectivamente.

Retomada gradativa
Fernando Lima acredita que nos próximos meses deve haver uma retomada gradativa nas contratações industriais da região. Isto, segundo ele, deve acontecer por conta da expectativa criada pelo 13º salário e do reaquecimento natural de fim de ano. A região do sindicato é formada por Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí e Votorantim.

 


Tópicos: