Montadora chinesa prepara linha de utilitários no Brasil

Fotos: Divulgação

A Effa Motors, representante no Brasil da marca Hafei Auto, uma das maiores montadoras chinesas de veículos utilitários, vai ter três modelos produzidos em Manaus (AM) a partir de janeiro do próximo ano: Effa Hafei Van, Effa Hafei Furgão e Effa Hafei Picape, com preços inferiores a outros veículos da categoria.

A empresa está investindo US$ 10 milhões no projeto, que deverá gerar cerca de 200 empregos diretos na sua primeira etapa.

"Nossa meta é produzir perto de mil veículos em Manaus no primeiro ano de atividade", afirma Eduardo Effa, presidente da Effa Motors, lembrando que os três modelos são importados para o mercado nacional desde o ano passado.

Na primeira fase de produção, que deverá se estender até julho de 2010, a fábrica de Manaus vai operar numa área de 8 mil m², recebendo os veículos parcialmente desmontados da planta da Hafei na China. Na segunda etapa, em agosto do próximo ano, a unidade receberá os veículos completamente desmontados. Neste estágio, a Effa Motors deverá investir mais US$ 8 milhões na unidade, inaugurando no início de 2011 um centro de pintura para seus utilitários.

Motor Suzuki
Os modelos Effa Hafei Van, Effa Hafei Furgão e Effa Hafei Picape são equipados com o mesmo motor de 970 cm³, de 47 cavalos, com tecnologia Suzuki, que se caracteriza pelo baixo consumo de combustível e pela baixa taxa de compressão.

As dimensões externas da Van e do Furgão são de 3,7m (comprimento), 1,48m (largura) e 1,91m (altura), com distância entre-eixos de 1,9m. No modelo Picape, o comprimento é menor (3.64m, na versão standard). O tanque tem capacidade para 36 litros de gasolina.

A Effa Hafei Van é uma minivan polivalente, com capacidade de transportar até sete ocupantes. A segunda fila de assentos é dotada de bancos reclináveis e rebatíveis, que pode ser removida quando necessário, assim como a terceira fila de bancos pode ser rebatida.

Na versão furgão, o utilitário tem capacidade de carga de 570 kg. Há assentos para o motorista e passageiro. O restante do veículo é destinado à carga, ao transporte de pequenas encomendas, oficinas móveis e prestação de serviços, entre várias outras aplicações. A Picape, por sua vez, possui capacidade de carga de 620 kg na versão standard e 760 kg na estendida.

A Effa Motors entrou no mercado brasileiro em maio de 2008, importando o automóvel Effa Hafei M100 e os comerciais leves Effa Hafei Van, Effa Hafei Furgão e Effa Hafei Picape. Atualmente, a empresa tem 36 concessionárias no Brasil, mas sua meta a rede para 110 revendas até dezembro de 2010.


Tópicos: