Confira a agenda do investidor desta semana

Fonte:  InfoMoney - 30/04/07

Na agenda da primeira semana de maio, o foco dos investidores do Brasil estará na Nota de Política Fiscal, do Banco Central, e na Pesquisa Industrial Mensal (produção física), do IBGE.

Nos EUA, depois de registrada desaceleração da economia no primeiro trimestre de 2007, os investidores estarão bastante atentos a novos indicadores econômicos do país.

O destaque da semana será o Relatório de Emprego do país, a ser divulgado na sexta-feira (4).

Veja as referências da semana
Na segunda-feira (30/04), o Banco Central do Brasil divulga tradicionalmente o relatório Focus, com a opinião de reconhecidas instituições e consultorias financeiras sobre as principais variáveis macroeconômicas.

No mesmo dia, o Banco Central do Brasil anuncia a Nota de Política Fiscal, que aborda, entre outros assuntos, a dívida líquida do setor público e a dívida bruta do governo federal.

Nos EUA, a semana se inicia com divulgação do Personal Income e do Personal Spending, referentes às rendas e aos gastos pessoais no país, que vêm acompanhados do importante índice de preços PCE.

O dia será também do Construction Spending e do Chicago PMI, o primeiro referente aos gastos em construção de imóveis e o segundo, ao nível da atividade industrial nos EUA, de abril.

A terça-feira (01/05), no Brasil, é feriado e não haverá a divulgação de nenhum indicador econômico de relevância.

Já nos EUA, teremos a publicação do Chain Store Sales, referente às vendas semanais de lojas varejistas do país, além do Auto Sales e Truck Sales, relativos às vendas de carros e caminhões no país, no mês de abril.

O foco do dia, porém, deve ser mesmo a divulgação do ISM Index, relativo à produção industrial dos EUA, também do mês de abril.

Na quarta-feira (02/05), no Brasil, dia de divulgação do IPC(S), índice de preços da FGV, referente à última semana de abril. E, excepcionalmente, também serão anunciados os dados da balança comercial relativos à semana anterior e ao mês de barril. De forma usual, esta referência é publicada na segunda-feira

Nos EUA, saem os semanais MBA Purchases Applications e Estoques de Petróleo, sendo o primeiro relacionado com o financiamento imobiliário nos EUA, além do Factory Orders, relativo aos pedidos à indústria norte-americana em março.

A quinta-feira (03/05) é dia do também semanal IPC(S) Capitais, da FGV, referente à última semana de abril.

Já nos EUA, sai o semanal Initial Claims, relacionado com os pedidos de auxílio desemprego no país. E publicação ainda do Productivity & Costs (Pré) e do ISM Services; o primeiro referente à produtividade dos trabalhadores dos EUA (exceto agropecuária) e o segundo relacionado à atividade não-industrial dos EUA em abril.

Na sexta-feira (04/05), no Brasil, os investidores tomarão conhecimento do IPC(Fipe), índice de preços com pesquisa realizada em São Paulo, e referente ao mês de abril. Ainda na sexta-feira sai a Pesquisa Industrial Mensal - produção física do Brasil, que trata da produção e do mercado de trabalho na indústria brasileira, em março.

Nos EUA, a sexta-feira será marcada pela divulgação do Relatório de Emprego dos EUA, de abril que inclui dados do Nonfarm Payrolls, Hourly Earnings e o Average Workweek. O primeiro relacionado à criação de empregos (não agropecuários), o segundo à remuneração média dos trabalhadores dos EUA por hora trabalhada, e o terceiro à média de horas trabalhadas por semana. O relatório inclui ainda a taxa de desemprego.

Veja agora como se inicia a segunda semana de maio
Na segunda-feira (07/05), no Brasil, serão publicados o relatório Focus e a Balança Comercial, semanais.

Nos EUA, dia somente da divulgação do Consumer Credit, relacionado ao crédito aos consumidores norte-americanos para março.