Um fim para a velharia eletrônica

A empresa Descarte Certo entra no mercado para dar um destino ecologicamente correto aos materiais ultrapassados

Foto: Divulgação

O que você faz com o celular velho? E com o videocassete aposentado?

É com esse tipo de pergunta que os sócios Eduardo Farah, Ernesto Watanabe e Lucio Di Domenico pretendem ganhar clientes para a Descarte Certo. Recém-criada, a empresa planeja faturar 5 milhões de reais em seu primeiro ano com a gestão de lixo eletrônico.

O alvo são companhias e consumidores que não sabem o que fazer com cds, impressoras e geladeiras sem uso e se preocupam com o destino deles no meio ambiente. A Descarte Certo vai recolher esses equipamentos e encaminhá-los para companhias especializadas em reciclagem. Além de atender pessoas físicas pelo site, a empresa está fechando parceria com uma grande varejista que vai oferecer o serviço como opção na hora da compra e com um banco que dará desconto de 25% no preço do serviço a seus clientes.

Ficar livre da velharia não será exatamente barato. Jogar fora uma geladeira, por exemplo, custará 152,90 reais. Mas os sócios apostam na consciência ambiental dos brasileiros. E numa mudança de cenário. "A lei dos resíduos sólidos está para ser votada e cuidar do destino do lixo deverá se tornar obrigação para os fabricantes", diz Di Domenico. "Estamos nos antecipando".

 

Saiba mais:

O que pode ser feito com o lixo tecnológico?

Lixo tecnológico: O que fazer com ele?

Resíduo eletrônico: redução, reutilização, reciclagem e recuperação