Villares Metals participa do 29º Senafor

Foto: Divulgação

Organizado pelo CBCM - Centro Brasileiro de Inovação em Conformação Mecânica e pelo Sindiforja - Sindicato Nacional da Indústria de Forjaria, o 29º. Senafor - 13ª Conferência Internacional de Forjamento e 12ª Conferência Nacional de Conformação de Chapas, acontece em Porto Alegre, nos dias 14,15 e 16 de outubro.

A participação da Villares Metals se dará através da apresentação do trabalho “Propriedades fundamentais dos aços ferramenta para matrizes de forjamento”, de autoria de Rafael Agnelli Mesquita e Paulo de Tarso Haddad.

O trabalho demonstra que os aços ferramenta empregados em forjamento a quente possuem várias propriedades importantes, que, analisadas em conjunto, definem o melhor aço ferramenta para uma dada aplicação. Nele, as propriedades de tenacidade e resistência a quente e ao revenido são apontadas como principais. O trabalho aponta, ainda, diversos aspectos relativos à resistência a quente e à tenacidade relacionados ao tipo de aço empregado, ao seu tratamento térmico e, também em relação ao projeto e às condições de uso da ferramenta, que são importantes para melhoria de sua vida útil, dependendo do tipo de falha identificado.

O evento, que tem como principal objetivo promover o debate sobre as mais novas tecnologias de forjamento e de estampagem, conta com o apoio do IBF - Instituto de Conformação Mecânica da Universidade Técnica de Aachen/Alemanha e do DLR - Ministério de Ciência e Tecnologia (BMBF/Alemanha).

Saiba mais sobre a 29o Senafor no CIMM.


Tópicos: