7 dicas para conseguir emprego pela internet

Veja os cuidados e os meios de conquistar uma vaga na rede

Fotos: Divulgação

A maioria dos poucos empregos que já tive ao longo da minha carreira foram conquistados online. O emprego atual e o anterior, em dois dos maiores portais brasileiros, foram por conta de um velho conhecido de listas de discussão sobre internet. E até a coluna aqui no Fórum começou graças ao contato com o Paulo Couto, que conheci virtualmente quando apurava uma matéria para o tal jornal, do qual ele acabou virando colunista.

Acredito tanto nesse networking (com duplo sentido) que, sempre que preciso contratar ou indicar alguém, procuro candidatos via internet - geralmente em listas de discussão especializadas. Já obtive diversos sucessos por esse meio, mas as experiências também me ajudaram a aprimorar meu método. Por exemplo: nunca esqueça de criar um endereço de e-mail específico para receber currículos para cada vaga, pois assim você pode desativá-los depois e evitar a enxurrada de mensagens que continuará recebendo eternamente, mesmo que tenha especificado uma data limite no anúncio da oportunidade.

Seguem as dicas:

1 - Leia atentamente a descrição da vaga
O e-mail que eu envie tinha como subject "Vaga para jornalista de tecnologia no Rio de Janeiro". Logo depois de enviá-lo, recebi a primeira resposta: uma interessada perguntando em que cidade era a vaga. Posso estar sendo injusto se ela leu o assunto, achou que eu me referia ao estado do Rio de Janeiro e quis saber a cidade. Dado que o mercado para este tipo de vaga no RJ é fortemente concentrado na capital do estado e a informação não aparecia novamente no corpo do e-mail, porém, tenho quase certeza de que ela não leu o subject e foi logo perguntando.

2 - Demonstre adequação à oportunidade
Se o seu currículo não tem nada a ver com o que está sendo procurado - como 90% dos que eu recebi - não adianta mandar só por mandar. Se você está em outro estado, precisa deixar claro se tem facilidade/vontade de se mudar. Se não tem experiência na área, explique porque pode dar certo. A maioria das pessoas que me escreveu mora em outros estados, tem zero experiência em tecnologia e teve o currículo sumariamente descartado. Mas teve um que nem jornalista era, escreveu um e-mail pedindo informações e falando um pouco sobre suas perspectivas profissionais e eu acabei indicando para uma outra área, para uma vaga que sequer tinha anunciado.

3 - Revise atentamente o seu texto
Seja no e-mail de resposta, seja no próprio currículo, não dá para deixar passar erros de português, nem os que obviamente foram vacilos na digitação. Dos quase 50 que recebi, alguns continham pequenos deslizes, mas um parecia ser obra de um daqueles internautas pouco brilhantes que volta e meia aparecem nas Pérolas do Orkut. Eu já descartaria todos esses para uma vaga qualquer... sendo para jornalismo, então, não há a menor chance.

4 - Envie o currículo em formato adequado
Há quem prefira receber o currículo em formato texto, no corpo do e-mail, e quem goste de um arquivo de Word mais estruturado. Eu, particularmente, vejo com bons olhos os que recebo em PDF, RTF ou qualquer formato relativamente universal. Mas acho arriscado mandar em DOCX, caso o recrutador não tenha a última versão do Office, ou, como fez um dos candidatos a essa vaga, em JPG. Isso mesmo... o sujeito mandou uma imagem do currículo - e nem era porque ele tivesse algum apelo gráfico.

5 - Escolha bem o e-mail a ser usado
Tenho um colega que trabalha numa grande empresa de internet e admite jogar fora imediatamente todos os currículos que recebe de endereços do HotMail. Pode ser preconceito, mas há uma certa lógica em esperar que profissionais de internet conheçam e usem os serviços considerados mais avançados. Ou, melhor ainda: um e-mail com seu próprio domínio é relativamente simples de criar e ajuda bastante no marketing pessoal.

6 - Cuide de seus perfis online
Para vagas ligadas à internet, colocar o link para o perfil nas principais redes sociais pode ser um ponto positivo e facilita o trabalho de um recrutador decidido a bisbilhotar sua vida. Mas, independente do ramo e de você divulgar ou não os perfis no currículo, saiba que as chances de investigarem seu Orkut, Facebook e LinkedIn são cada vez maiores. Já fiz muito isso em seleção de estagiários, que naturalmente costumam ter pouca experiência formal. A forma como você se apresenta, as comunidades de que você faz parte e os comentários dos seus colegas dizem muito sobre você.

7 - Esteja onde seu futuro chefe está
Não, não é para seguir ninguém na rua, mas para ter melhores chances de conseguir uma vaga anunciada numa lista de discussão, é bom que você participe da lista, para não depender de algum amigo repassar a oportunidade, fazendo sua resposta chegar ao interessado dias depois. E, se possivel, participe ativamente, demonstrando interesse e conhecimento o tempo todo, para construir uma imagem positiva junto ao grupo antes mesmo de aparecer uma vaga. Quase toda profissão tem diversos grupos de discussão no Google ou Yahoo Groups... trate de encontrá-los.

 

Tópicos: