Pós-doutorado no Butantan com Bolsa FAPESP

Foto: Divulgação

O Centro de Toxinologia Aplicada, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP, tem quatro vagas para pós-doutoramento no Instituto Butantan, em quatro áreas distintas (uma vaga por área).

Área 1: O projeto tem como objetivo avaliar os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação analgésica da crotalfina, um peptídeo inicialmente caracterizado e isolado do veneno de serpentes Crotalus durissus terrificus. Os candidatos deverão apresentar experiência em ensaios in vitro relacionados ao estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos com a dor e analgesia, incluindo experiência com cultura de células neuronais e ensaios imunoenzimáticos e imunoquímicos. Para os candidatos que preencherem os requisitos acima, experiência na realização de ensaios comportamentais in vivo de avaliação da sensibilidade dolorosa será considerada como diferencial.

Área 2: O projeto “Proteômica aplicada ao estudo da interação funcional de proteinases de veneno de serpentes com alvos celulares e plasmáticos” prevê a aplicação de abordagens proteômicas para o entendimento dos mecanismos de ação e da relação entre estrutura e função de metaloproteinases hemorrágicas de venenos. Os candidatos devem apresentar experiência em análise proteômica por eletroforese bidimensional e espectrometria de massas, ensaios imunoenzimáticos, isolamento de proteínas e ensaios de interação de proteínas.

Área 3: O projeto visa a avaliar mecanismos de ação em células e também interações moleculares de proteínas e peptídeos e seus alvos. Serão estudados proteínas e peptídeos com capacidade inibitória ou ativadora da hemostasia e que modulam a sobrevivência celular. Os candidatos deverão apresentar conhecimento e experiência em cultura de células, métodos bioquímicos (purificação, caracterização e atividade enzimática) e de biologia molecular (clonagem e expressão), hemostasia e coagulação e modelos in vitro e in vivo relacionados.

Área 4: Projeto: “Modelagem e simulação de vias metabólicas e de sinalização envolvidas no disparo e progressão no ciclo celular”. Os candidatos deverão ter pleno domínio de uma das áreas seguintes, além de boa familiaridade com as demais: a) modelagem matemática e computacional utilizando equações diferenciais ou autômatos; b) modelagem estatística compreendendo redes bayesianas e booleanas; c) análise estatística envolvendo testes estatísticos e desenho de experimentos; d) computação e programação necessárias para implementar os métodos desenvolvidos (citar programas, pacotes e linguagens de programação que já implementou ou utilizou). Os candidatos devem ter também genuíno interesse em problemas biológicos e é desejável que já tenham alguma familiaridade com dados de expressão gênica por microarranjos de DNA e RT-PCR; análise de expressão proteica por western blot e espectrometria de massas; análise de ciclo celular por citometria de fluxo.

Os interessados devem apresentar, até o dia 18 de outubro, currículo Lattes atualizado, duas cartas de apresentação/recomendação, uma carta contendo breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira. Os documentos devem ser enviados em formato PDF para os coordenadores dos projetos no Instituto Butantan:

Área 1: Yara Cury ([email protected]), Unidade de Dor do Laboratório de Fisiopatologia.

Área 2: Solange M. T. Serrano ([email protected]), Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada.

Área 3: Ana Marisa Chudzinski-Tavassi ([email protected]), Laboratório de Bioquímica e Biofísica.

Área 4: Hugo A. Armelin ([email protected]), Laboratório Especial de Ciclo Celular.

O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 e o período da bolsa é de 24 meses.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.