Compactador de alumínio vai aumentar ganhos da indústria

O equipamento desenvolvido no SENAI/SC agrega valor às sobras da usinagem

Foto: Divulgação

Um protótipo desenvolvido por uma equipe do SENAI/SC em Luzerna promete incentivar a reciclagem de alumínio e ainda gerar mais lucros para as indústrias. Trata-se de um compactador de cavacos que vai agregar valor às sobras da usinagem, que hoje são vendidas para empresas de reciclagem sem nenhum beneficiamento. Este será um dos projetos expostos no Inova SENAI, de 26 a 30 de outubro,em Joinville.

Os pesquisadores estudaram o caso da empresa Tecnomoldes, de Joaçaba, que utiliza alumínio em seu processo de produção. Na usinagem de suas peças, são descartados cerca de 300 quilos por mês de "serragem" de alumínio, chamados de cavacos.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Silvana Meneghini, após condicionar este cavaco em pacotes, as empresas precisam armazenar os cavacos em ambientes específicos, para depois vendê-los a R$ 2,10/kg. "Mas, após a prensagem e a transformação em briquetes, as indústrias podem comercializar o cavaco a R$ 3,80/kg, pois nesse estado a reciclagem é mais fácil", explica.

O equipamento que está sendo desenvolvido no SENAI em Luzerna prensa o alumínio, ao mesmo tempo que o aquece, resultando em uma redução de 25% no volume. "Com a diminuição, as empresas vão precisar de menos espaço físico para estocagem, terão menor custo com transporte e conseguirão um valor maior pelas sobras", ressalta Silvana.

Outros benefícios serão o incentivo à reciclagem do alumínio e os consequentes ganhos ambientais. Isso porque estudos laboratoriais apontam que a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia, em comparação ao que seria utilizado para produzir o alumínio primário.

O projeto de Compactador de Cavacos, juntamente com outras 14 boas ideias, serão apresentados ao público na etapa estadual da Mostra Inova SENAI, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, em Joinville. A mostra incentiva o desenvolvimento da atitude inovadora de alunos e docentes e promove o intercâmbio técnico-científico com a comunidade industrial.


Tópicos: