Projeto visa adequar níveis de ruído na Usiminas

Anima Acústica fez o projeto para diminuir ruídos gerados por fontes externas às salas de laboratórios

Fotos: Divulgação

Uma quantidade excessiva de barulho no local de trabalho pode por tudo a perder, ainda mais quando se trata de áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em uma indústria. Por isso, a Usiminas contratou um projeto de adequação dos níveis de ruídos de alguns ambientes do centro de pesquisas na Usina Intendente Câmara, em Ipatinga (MG). A Anima Acústica, empresa especializada em serviços de acústica e vibrações, está desenvolvendo esse projeto visando a redução do excesso de ruídos que interferem nas atividades dos trabalhadores no local.

Para elaboração do projeto, foi feita inicialmente uma visita ao local, a fim de conhecer a situação presente e realizar medições de níveis de ruído para identificar suas principais fontes causadoras. Foi verificado que os níveis de ruído estão acima do recomendado pelas normas brasileiras, o que pode afetar o desempenho dos trabalhadores no local.

Com base nesse levantamento inicial, desenvolveu-se um estudo preliminar com as possíveis opções para atenuação do ruído das fontes e do caminho de propagação do ruído. É a partir desse estudo que será discutida em conjunto com o contratante a solução mais adequada para a situação, considerando sua eficiência, custo e tempo de execução. A segunda etapa do trabalho consiste na elaboração das especificações técnicas e desenhos para a solução definida. A última parte do trabalho, que exigirá novas medições de nível de ruído no local, é realizada após a instalação da solução projetada. Essas medições visam atestar a efetividade da solução proposta.

As premissas do projeto de controle de ruído são baseadas na norma NBR 10152, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata do nível de ruído para o conforto acústico. Esta norma apresenta os níveis recomendados de ruído para diferentes ambientes de trabalho e lazer, além das curvas de critério de avaliação (NC). Tais curvas são utilizadas para avaliar quais bandas de frequência do ruído são as mais importantes na composição do ruído ambiente. Com base nesta análise, pode-se adotar medidas para adequação dos níveis de ruído no local.

Tópicos: