Kassab dirige (e aprova) carro elétrico brasileiro


O prefeito Gilberto Kassab conheceu o Palio Weekend Elétrico e fez questão de dirigi-lo em um percurso interno da AES Eletropaulo, no bairro do Cambuci, onde o aconteceu o encontro “Desafios para a Mobilidade Sustentável na Cidade de São Paulo”, dia 24 de setembro na capital paulista. O test drive feito foi acompanhado pelos secretários municipais do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Sobrinho, e de Transportes, Alexandre de Moraes, que ficaram positivamente impressionados com a performance do veículo.

O prefeito deu sinal verde para o conceito do carro elétrico para uso urbano. Leonardo Cavaliere, supervisor de Inovações e Veículos Especiais da Fiat, que coordena o projeto na montadora, fez uma apresentação sobre o projeto do carro elétrico brasileiro, desenvolvido juntamente com a Itaipu Binacional e a KWO, empresa suiça fabricante de baterias salinas. Os cinquenta veículos do programa já foram vendidos - os primeiros 36 são da Itaipu Binacional, Cemig, Eletrobrás, Copel, CPFL, Ampla e Fiat. O preço do Palio elétrico é de R$ 145 mil. A bateria custa € 11 mil e o kit elétrico completo chega a € 35 mil.

O projeto tem poucos estímulos do governo. Na hora do emplacamento, entra na categoria de 25% de IPI.

Itaipu e Fiat discutem o futuro do projeto do carro elétrico. A dificuldade maior para o desenvolvimento de um novo programa é a disponibilidade da bateria, fabricada em baixos volumes. O proprietário da empresa produtora concordou em vender apenas 50 unidades das mil que monta por ano.

Até agora não surgiu outro projeto semelhante ao da bateria salina, totalmente ecológica e conhecida como Zebra. O fabricante não abre o pacote tecnológico e só se dispõe a negociar o know how por um preço muito elevado. Um dos caminhos que estão sendo avaliados é a adoção de baterias de ion lítio.

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