CSN inaugura terminal para exportar minério

Fonte: IBS - 26/04/07

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) apresentará hoje o seu terminal no porto de Itaguaí (RJ) para a imprensa e analistas . Ele faz parte dos planos da CSN de ser a quarta maior exportadora global de minério de ferro até 2010.

Os primeiros embarques do minério, extraídos da Casa de Pedra, já foram realizados. No dia 25 de fevereiro um carregamento de 65 mil toneladas saiu do porto em direção ao Bahrein. Em março saíram mais nove navios, com 800 mil toneladas de minério de ferro. A capacidade atual do porto é de embarcar 7 milhões de toneladas por ano, mas as obras de ampliação farão com que em 2009 seja possível chegar a 40 milhões de toneladas anuais.

Ao mesmo tempo seguem as obras de expansão na Casa de Pedra. A previsão é que até julho de 2010, a mina seja capaz de produzir 53 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A intenção da CSN é abrir o capital da Casa de Pedra até o final deste ano.

Produção em alta
A produção de aço bruto da CSN no primeiro trimestre alcançou a marca de 1,3 milhão de toneladas, 145% superior ao mesmo período de 2006. A produção de laminados no período chegou a 1,1 milhão de toneladas, 56% a mais que nos três primeiros meses do ano passado.

A demanda aquecida no mercado doméstico fez com que as vendas internas da companhia alcançassem 719 mil toneladas, crescendo 19% em relação a 2006. A companhia ficou com 33% de participação no mercado brasileiro nas áreas onde atua (laminados a quente, laminados a frio, laminados zincados e folhas metálicas), contra 30% no primeiro trimestre do ano passado.

A surpresa foi o aumento também nas exportações: 23% superiores, totalizando 416 mil toneladas. Segundo a empresa , a forte demanda no mercado internacional superou as expectativas dos produtores de aço.

Aumento nos preços
Segundo balanço divulgado pela CSN, as perspectivas para o segundo trimestre são de aumento nos preços do aço, tanto no mercado interno — em que a demanda se mantém aquecida e os estoques estão reduzidos — quanto no mercado externo, onde já se mostra uma recuperação. Nos três primeiros meses do ano a companhia conseguiu, com sucesso, reajustar o preço dos produtos galvanizados em 7%.