Dormer Tools investe na usinagem de materiais compostos

Fonte e Fotos: Dormer Tools


O material composto está se tornando cada vez mais importante não só na fabricação de aviões, mas também de carros, barcos, turbinas eólicas e até pontes. Amplamente usado devido à sua excelente relação peso x resistência e resistência a corrasão, o seu uso aumentou significantemente nos últimos anos.
 
Quanto mais indústrias adquirem a tecnologia dos materiais compostos, mais aumenta a necessidade por conhecimentos nessa área. Por essa razão, a Dormer tem investido na criação de um Centro de Pesquisa Tecnológica (Research Technology Centre - RTC).
 
Aqui, um amplo trabalho de desenvolvimento de geometrias de ferramentas de corte, substratos e coberturas são realizados para entender o processo de usinagem apresentado pela estrutura de laminação dos materiais compostos – chamados delaminação, lascamento e esfiapo. O trabalho teórico e prático realizado no RTC já gerou resultados tangíveis no que se refere à tecnolgia de ferramentas.
 
Marcos Soto, responsável pela área Aeroespacial e de materiais Compostos da Dormer, explica o foco do RTC, “pesquisa através da estrutura e características de usinabilidade do composto está ganhando velocidade a todo o momento. Como tal, o RTC irá colocar a Dormer e seus parceiros à frente no conhecimento desse material e, consequentemente, fornecer aos clientes soluções em ferramental que irão oferecer aumento de produtividade, melhorando a qualidade e reduzindo os custos.”
 
A abrangente oferta da Dormer está detalhada em um novo folheto. Cobrindo operações manuais ou em máquinas de controle númerico, a gama inclui brocas de metal duro e PCD, alargadores, escareadores e fresas.
 
O tempo de entrega curto e flexível para ferramentas especiais, reafiação e recondicionamento completam esse pacote.

Tópicos: