Aciplas aposta na segurança do operador

Limitador de torque evita acidentes graves

Fonte e Fotos: CIMM - 21/09/2009

A Aciplas é uma representante de marcas que atua no Paraná e em Santa Catarina. Entre as marcas representadas pela empresa estão a Peage, que tem seu foco na produção de transmissores e acionamentos mecânicos e a Tector, que apresenta como destaque de sua linha os limitadores de torque e os eixos cardan. “O Brasil não tem política de segurança para o operador e isto está mudando” observa Carlos Nobre, diretor comercial da Tector.

Segundo Carlos, a Tector decidiu fabricar os limitadores de torque porque a própria empresa precisou comprar o produto e encontrou os resultados mais variados no mercado, grande parte com baixa qualidade. “Agora as empresas estão apostando mais em segurança para os trabalhadores. Essa é uma filosofia que não existia no Brasil” contextualiza Carlos.

O diretor explica que a Tector leva para limitadores de torque a qualidade e a tecnologia desenvolvida e regulamentada em outros produtos, que tem normas de fabricação já estabelecidas.

A função do limitador é regular o torque entre duas partes da máquina. Dessa forma, a peça evita acidentes que podem ser graves e trazer danos irreverssíveis à saúde do operador.