MMA publica classificação de carros por emissões

Ministério do Meio Ambiente se baseia em dois indicadores: Nota Verde e emissão de CO2

Fotos: Divulgação

O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama causaram impacto ao apresentar levantamento sobre as emissões de gás carbono e outros poluentes de carros de passeio. Há dois indicadores principais: a Nota Verde e o indicador de CO2.

Os dados disponíveis referem-se a modelos produzidos em 2008 e podem ser acessados pelos sites do ministério ou do IBAMA. As informações sobre emissões dos carros fabricados em 2009 devem ser divulgadas em breve.

A Nota Verde, criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve/Ibama, varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.

Com o indicador de CO2 o consumidor obterá informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. Mas, a escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. Aquele que emitir menos CO2 receberá nota 10.

A publicação causou surpresa. A Anfavea, por meio de Henry Joseph Junior, presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente, manifestou apoio à divulgação da emissões.

As notas
A relação divulgada surpreende ao mostrar que entre os primeiros classificados pela Nota Verde estão veículos abastecidos com gasolina. Em alguns casos, como Ford Edge e o PT Cruiser, trata-se de motores de grande capacidade.

Os sete melhores classificados quanto à Nota Verde são veículos a gasolina. Na relação aparecem a NV e também a emissão de CO2.

Modelo

Nota
Verde

Emissão
de CO2

1o

Focus

9,4

8,1

2o

Fit 1.5

9,2

9,4

3o

Tiida

9,2

8,6

4o

Fit 1.4 EX

9,1

9,7

5o

Edge 3,5

9,1

9,6

6o

Fit 1.4 LXL

9,1

5,1

7o

Pt Cruiser 2,4

9

5,6


O primeiro veículo abastecido a álcool na lista é o Uno 1.0, com Nota Verde de 9.

Consulta
Para fazer uma consulta simples no website basta informar o ano, a marca e o modelo e automaticamente serão fornecidas a Nota Verde, a emissão de CO2 e os dados de teste do carro.

É possível, ainda, fazer a comparação simultânea de até três marcas/modelos de carro. Informando apenas o ano será emitida a lista completa de todos os veículos com as respectivas Notas Verdes em ordem decrescente.

O cálculo da Nota Verde envolve a média das emissões de três gases poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio), medidos em testes de produção e comparados aos valores máximos de emissões permitidos em legislação específica do Proconve.

O indicador de CO2 não é resultado de uma fórmula de cálculo, mas representa uma classificação dos carros, segundo os valores de emissões medidos em testes de produção em 2008. A classificação envolverá apenas os carros a gasolina.

Como esse indicador considera as emissões provenientes de fontes não renováveis, foi desconsiderado nos seus cálculos o percentual de álcool que compõe a gasolina brasileira.

Não será divulgado indicador para carros a álcool, pois os Guias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas de 2006 para inventários nacionais de gases de efeito estufa consideram que este combustível brasileiro produz emissão zero de CO2. O álcool é combustível renovável, diferentemente da gasolina.

O Ibama considera que a Nota Verde e o indicador de CO2 colocados à disposição do mercado ajudam o consumo consciente ao possibilitar comparar os automóveis e seus níveis de emissão de poluentes controlados. Antes, os tradicionais parâmetros de escolha restringiam-se a marcas e modelos, potência, consumo e tipo de combustível.

Para a entidade, os dois instrumentos também significarão um meio de estímulo ao setor automotivo pela busca de tecnologias ambientalmente mais adequadas para o desenvolvimento de motores, veículos e combustíveis.




Comentários