Aplicativo da SolidWorks diminui gastos com protótipos

Fotos: Divulgação

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., que trabalha com tecnologia para CAD 3D, e a National Instruments, fornecedora de projetos de controle e sistemas integrados, lançam em parceria o NI LabVIEW, uma ferramenta mecatrônica que permite que engenheiros de controle e mecânicos trabalhem juntos. A nova solução – lançada mundialmente – gera protótipos virtuais, que ajudam os desenvolvedores a projetar, otimizar, validar e visualizar o desempenho real de máquinas e sistemas de movimento. Isso evita pesados investimentos em protótipos físicos, reduzindo consideravelmente os custos e riscos provenientes nesse tipo de operação.

O NI LabVIEW foi desenvolvido para trabalhar em perfeita integração com o CAD 3D SolidWorks. “A solução da SolidWorks e da National Instruments reduz significativamente a lacuna entre idéia e realidade. A complexidade cada vez maior das máquinas exige mais colaboração entre as diferentes disciplinas de engenharia”, comenta Oscar Siqueira, country manager da SolidWorks.

Equipes multidisciplinares integradas
As ferramentas de projeto mecatrônico melhoram o desenvolvimento de máquinas ao simular a interação entre subsistemas mecânicos e elétricos durante todo o processo de criação. Historicamente, as equipes de engenheiros de diferentes disciplinas trabalhavam em desenvolvimento sequencial.

“Neste sistema, todas as decisões são tomadas de forma independente, consumindo mais tempo e capital. Agora, com o NI LabVIEW, as equipes podem trabalhar de forma integrada; para isso, podem se organizar para atuar em paralelo ou em conjunto em todas as fases de projeto, prototipagem e implementação. A capacidade de criar modelos virtuais é um aspecto fundamental da abordagem mecatrônica, porque permite que os engenheiros e cientistas explorem as máquinas antes de construí-las”, aponta Siqueira.

“Vivemos em um mundo com vários domínios e, portanto, os projetistas devem ter acesso às melhores ferramentas de cada um. Combinando os dois poderosos aplicativos, estamos permitindo que os engenheiros e cientistas colaborem com mais eficiência e inovem com mais rapidez”, complementa James Truchard, presidente, CEO e co-fundador da National Instruments.

Controle de movimento das máquinas



A integração perfeita do módulo NI SoftMotion LabVIEW 2009 com o software SolidWorks proporciona um ambiente de projeto ideal para protótipos virtuais. Os modelos CAD ligados são ligados ao NI LabVIEW, que conecta automaticamente os atuadores de motor e os sensores de posição definidos no modelo. Ao utilizar as funções de alto nível fornecidas pelo NI SoftMotion para SolidWorks, os engenheiros e cientistas podem desenvolver aplicativos de controle de movimento sofisticados que incluem lógica baseada em feedback do sensor.

As equipes de projeto, os clientes e os engenheiros de vendas podem, então, visualizar e analisar operações realistas. Com a integração dos softwares, as dinâmicas mecânicas, incluindo os efeitos de massa e atrito, assim como os requisitos de torque dos atuadores de motor ou mecânicos, podem ser simulados antes de as peças serem especificadas.

“O NI LabVIEW controla as trajetórias de movimento, enquanto o SolidWorks pode ser usado para calcular as forças impulsoras, os requisitos de energia e as tensões. Juntas, essas duas ferramentas de desenvolvimento fornecem aos nossos engenheiros os dados necessários para análise e otimização completa do projeto”, John White, engenheiro-chefe da NCR Corporation.

A nova solução também facilita a implementação de aplicativos de movimento, validados no ambiente de CAD 3D do SolidWorks, para plataformas de controle integradas NI, como o controlador de automação programável NI CompactRIO (PAC). Como o NI LabVIEW é utilizado para controlar o protótipo virtual, os engenheiros e cientistas podem implementar seus softwares gráficos em hardwares NI físicos praticamente sem alterar o código. Além disso, os engenheiros e cientistas podem usar as novas interfaces de acionamento NI 951x série C para obter conectividade direta com centenas de acionadores e motores de passo e servo da NI e de fornecedores independentes.