Desbaste e acabamento no mesmo inserto

Fonte e Foto: Walter do Brasil - 14/09/2009 

Depois de muitos testes de campo, a nova geometria NRF para torneamento em desbaste com altos avanços agora está disponível em todos os formatos ISO (CNMM, DNMM, SNMM, TNMM, WNMM e SNMM).

NRF significa duas diferentes geometrias em um único inserto. Como vantagem, o número de itens na produção é reduzido porque esta geometria atende a uma ampla gama de aplicações (R=roughing – desbaste / F=finishing – acabamento), diminuindo o custo com ferramentas. Além de aplicável para operações de desbaste pesado, a NFR pode também ser usada no acabamento de contornos e acabamentos gerais, sem que seja necessário outro inserto específico para isso.

Esta geometria apresenta o canal duplo reforçado na aresta de corte principal e o formador de cavacos em “V” na área do raio. Como resultado, pode-se atingir a quebra perfeita dos cavacos mesmo em baixas profundidades de corte. Outro benefício: a aresta de corte curva reduz as forças de corte, de modo que a geometria NRF também é indicada para máquinas de baixa potência. Isto é particularmente importante para fabricantes que sofrem com os altos custos de produção devido ao alto tempo de usinagem em máquinas de baixa potência.

Independentemente do formato de inserto utilizado, o número de geometrias anteriormente necessárias no estoque pode ser significativamente reduzido com a geometria universal NRF. Esta geometria tem com uma das aplicações principais a usinagem de partes forjadas, como anéis de rolamento para pás eólicas ou eixos de geradores. Os insertos estão disponíveis em 5 diferentes classes Tiger.tec® : WPP01, WPP05, WPP10, WPP20 e WPP30, garantindo máxima resistência ao desgaste, precisão e ótima tenacidade.

Exemplo de performance

  • Desbaste de anel de rolamento para turbina eólica
  • Material:42CrMo4 (BS708M40, EN19A)
  • Inserto: SNMM 190624–NRF classe WPP20
  • Ângulo de ataque: 75º
  • Velocidade de corte: 140 m/min
  • Avanço: 0.7 a 1.0 mm/rev
  • Profundidade de corte: variando de 2.5 a 10 mm
  • Resultado: aumento do número de componentes usinados em 125% em comparação ao inserto concorrente.

Os insertos NRF são fabricados pela Walter do Brasil.


Tópicos: