LEDs chegam à iluminação de casas

A grande promessa da iluminação no século XXI

Fonte: Inovação tecnológica - 26/04/2007

Os LEDs são a grande promessa da iluminação no século XXI. Um verdadeiro salto adiante das lâmpadas fluorescentes, os LEDs são menores e várias vezes mais econômicos. Aos poucos os desenvolvimentos tecnológicos vão aproximando essa promessa da realidade.

Lanternas de LEDs

Demorou bastante para que as pequenas lâmpadas de estado sólido rompessem os limites dos aparelhos eletrônicos, onde funcionam como luzes de indicação. Com a possibilidade de se gerar luz branca e com o aumento de sua luminosidade, a primeira fronteira a ser vencida foi a das lanternas portáteis, hoje largamente disponíveis no comércio.

Apesar desses avanços, os melhores LEDs disponíveis comercialmente conseguem equiparar-se apenas a lâmpadas incandescentes de 20 a 30 watts - o que já é muito bom, mas insuficiente, por exemplo, para a iluminação doméstica ou de escritórios.

LEDs para iluminação

Agora, empresa Lamina anunciou a disponibilização dos primeiros LEDs comparáveis às lâmpadas que iluminam casas e empresas e até áreas externas. São dois "engines" - o "engine" é o LED propriamente dito, sem o acabamento exterior dado a um produto final - que poderão ser utilizados para substituir as lâmpadas fluorescentes compactas e incandescentes.

O primeiro modelo emite luz com uma elevada temperatura de cor - também chamada de "luz quente" (3000°K) - com um brilho comparável ao daquelas tradicionais lâmpadas halógenas utilizadas em vitrines de lojas, que consomem nada menos do que 75 Watts cada uma. O segundo modelo emite "luz fria" (4700°K) ou "luz do dia" com uma luminosidade duas vezes maior.

"A luz emitida pela maioria dos LEDs brancos atualmente no mercado é 'fria' em termos de temperatura de cor - similar à maioria das lâmpadas de vapor de mercúrio," explica Frank M. Shinneman, presidente da empresa. "Isto é ótimo para muitas aplicações, como abajures e luminárias, mas não é a 'luz quente' que nós queremos em nossas casas, restaurantes e ambientes reservados."

Os LEDs para iluminação doméstica e empresarial emitem 2.000 lumens no modo luz do dia e 1.000 lumens no modo luz quente. O feixe de luz tem ainda o aspecto direcional tradicional dos LEDs, com um ângulo de 60 graus.