VDO lança linha de válvulas termostáticas

Foto: Divulgação

A função da válvula termostática é controlar a temperatura do motor, regulando o fluxo do líquido refrigerante entre o motor e o radiador, a fim de manter a temperatura dentro das especificações previamente estabelecidas pelo fabricante do veículo.
 
A peça é composta por um elemento dilatante, que se expande com o calor, proporcionando a abertura da válvula. Isso permite a entrada de mais líquido refrigerante no motor, mantendo a temperatura adequada de trabalho.

A VDO, marca do Grupo Continental para o mercado de reposição, acaba de lançar a linha de válvulas termostáticas. Com isso, a companhia pretende aumentar sua participação no segmento de controle de temperatura, que inclui também sensores de temperatura. A nova linha oferece ampla cobertura com 108 modelos para veículos leves e pesados e é destinada a modelos de diversas montadoras, como Fiat, Ford, GM, Peugeot e VW, entre outras.
 
“A marca VDO possui 50 anos de história no País e está entre as maiores do mundo no segmento de eletrônica e mecatrônica para veículos. Este lançamento está alinhado à nossa estratégia de ampliar cada vez mais a linha de produtos para o mercado de reposição”, afirma Fernando Gonsalves, gerente de Aftermarket da Continental.
 
A válvula termostática também evita o excesso de consumo de combustível, aumenta a vida útil do motor e auxilia na redução da emissão de gases poluentes.
 
Para que a peça funcione adequadamente e não seja comprometida são necessários alguns cuidados básicos, como trocar o líquido refrigerante conforme a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo, verificar o nível do líquido refrigerante de forma periódica.