Autodesk apresenta novidades em Prototipagem Digital durante roadshow


A Autodesk, líder mundial em software 2D e 3D para os segmentos de design, engenharia e entretenimento, reúne profissionais da indústria em um roadshow sobre Prototipagem Digital, que acontece durante os meses de agosto e setembro em seis cidades brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS) e Joinville (SC).

O evento demonstra o poder da Prototipagem Digital, suas vantagens no desenvolvimento de projetos e peças para a indústria de máquinas, ferramentas e produtos de consumo, além de apresentar os novos recursos para modelagem, análise, simulação e visualização de projetos.

“Os encontros de usuários Autodesk vêm se consolidando no mercado como uma excelente oportunidade para atualização e troca de experiências entre profissionais de toda a indústria. A edição deste ano será ainda mais interessante, oferecendo aos participantes o que há de mais avançado em termos de tecnologia para prototipagem digital, incluindo ferramentas para análises de elementos finitos, modelagem e simulação de peças plásticas e moldes, integração de projetos mecânicos e elétricos, gerenciamento e intercâmbio de dados, além de alta tecnologia para visualização realista de projetos”, destaca Acir Marteleto, diretor geral da Autodesk do Brasil.

Durante o roadshow também serão feitas demonstrações de como aprimorar processos de design e desenvolvimento de produto para a redução de tempo e custos de fabricação. O programa do evento inclui:

  •  Prototipagem Digital: visão estratégica.
  • Produtos de consumo: design conceitual; visualização/rendering em tempo real; projeto de peças plásticas; projetos de esquemas elétricos; simulação e análise estrutural; projetos de molde/simulação de injeção.
  • Máquinas industriais: projeto conceitual; layout de fábrica; detalhamento mecânico; projeto de esquema elétrico; tubulações e mangueiras; simulação e análise estrutural; gerenciamento de fábrica – planejamento 4D (Autodesk® Navisworks®).
  • Prototipagem digital estendida: integração das soluções Autodesk com parceiros da indústria.
  • Apresentação de caso de sucesso.


A programação do evento é baseada nas mais recentes tecnologias para projetos da empresa, entre elas o software Autodesk® Inventor® 2010, base para a Prototipagem Digital. Além de produzir modelos 3D exatos para validar forma, função e fazer ajustes em um projeto antes da fase de fabricação, a linha de produtos Autodesk Inventor 2010 oferece recursos avançados para impulsionar a usabilidade e a produtividade de documentação 2D, design 3D de produtos, amplos recursos de simulação, grande ênfase na criação de peças plásticas e novos recursos de gerenciamento e intercâmbio de dados.

O preview da tecnologia Inventor Fusion também é um dos destaques do roadshow. A ferramenta oferece aos usuários os benefícios da modelagem paramétrica (baseada em histórico), combinada a modelagem direta (sem histórico), tornando o processo de design mais intuitivo, direto e rápido por meio de um único modelo digital.

Além da linha Inventor 2010, produtos como AutoCAD® 2010, AutoCAD® Mechanical 2010, AutoCAD® Electrical 2010, Linha Autodesk® Vault 2010, Linha Autodesk® Alias® 2010, Autodesk® Showcase® e Autodesk® Design Review também serão demonstrados durante o roadshow, que conta com o apoio de empresas como Polimold, InventorCAM, Absolute Technologies e NVIDIA.

O evento é destinado aos profissionais de engenharia de produto, mecânica, elétrica e de manufatura; projetistas de ferramentas e moldes; e designers de produto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Autodesk. Para mais informações contate (11) 5501-2500 ou enviei um email para
[email protected].

Confira a agenda de eventos:

18/08 - São Paulo, SP
Das 08h30 às 12h30
Hotel Renaissance
Alameda Jaú, 1620 - Jardins - São Paulo, SP

19/08 - Rio de Janeiro, RJ
Das 08h30 às 12h30
Hotel Pestana Rio Atlântica
Avenida Atlântica, 2964 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ

20/08 - Belo Horizonte, MG
Das 08h30 às 12h30
Hotel Quality Afonso Pena
Av. Afonso Pena, 3761 - Serra - Belo Horizonte, MG

26/08 - Porto Alegre, RS
Das 08h30 às 12h30
Hotel Sheraton
Rua Olavo Barreto Viana, 18 - Moinhos de Vento - Porto Alegre, RS 

27/08 - Caxias do Sul, RS
Das 08h30 às 12h30
Hotel Blue Tree Towers
Rua Pinheiro Machado, 2867 - São Pelegrino - Caxias do Sul, RS

15/09 - Joinville, SC
Das 08h30 às 12h30
Hotel Bourbon
Rua Visconde de Taunay, 275 - Centro - Joinville, SC


Tópicos: