Software reduz custos e agiliza produção

Fonte: Agência Sebrae - 25/04/07

Há sete anos no mercado, o empreendimento é resultado do empenho do engenheiro industrial Pedro Paulo Lanetzki, que trabalhou como gerente de projetos em grandes companhias, como a General Motors, até iniciar seu próprio negócio.

A Netz conta com apoio do Sebrae em São Paulo, Prefeitura de Santo André, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Nacional do Plástico (INP).

O PC-Prod levou 16 anos para ser desenvolvido. Ele possibilita a programação e controle da produção, a carga de máquinas e de mão-de-obra, a provisão de materiais, o nivelamento de recursos, o fornecimento de orçamentos e custos, o monitoramento de processos e a coleta, digitação e realimentação automáticas de dados.

"O sistema pode ser utilizado tanto por uma indústria de plástico quanto por uma fábrica de salsichas. Ele permite saber o quanto foi gasto na confecção de determinado produto, oferecendo vantagens como economia de tempo e de custo da produção. Outro diferencial é a possibilidade de mudar o planejamento e o controle operacional em tempo real, corrigindo possíveis distorções existentes. Isso serve inclusive para redefinir a organização interna da própria empresa", afirma Pedro Lanetzki.

Pelo fato de ser ligado a qualquer solução de gestão administrativo-financeira (ERP), o PC-Prod permite que a coleta de dados seja feita de forma manual, semi-automática ou totalmente automatizada. O sistema é apresentado em seis idiomas (português, francês, inglês, alemão, espanhol e italiano). A expectativa da Netz Informática é a de, em breve, exportar o software para a América Latina e a Europa.