Omron lança novo micro controlador para indústria

Foto: Divulgação

A Omron lançou recentemente a nova Série compacta de Micro Controladores Lógicos Programáveis denominada CP1E, desenvolvido principalmente para atender às necessidades de fabricantes de máquinas da América Latina a um preço bem econômico e competitivo.

Este novo produto apresenta uma solução excepcional para automação de pequenas máquinas com pouca quantidade de entradas e saídas com CPUs de 20, 30 e 40 pontos de I/Os com a possibilidade de expandir até 160 pontos de I/Os. Todas as CPUs oferecem conexão em alta velocidade USB para fácil comunicação sendo que o cabo necessário para isto é o mesmo utilizado em impressoras e a função “Smart Input” para uma programação mais rápida com a edição do programa em Diagrama Ladder de forma intuitiva.

Dois diferentes modelos estão disponíveis: CP1E-E que é o modelo econômico, porém potente, enquanto que o modelo CP1E-N possui RTC (Real Time Clock) incorporado, capacidade de controle de Motion e uma porta RS-232C embutida para conexão de uma IHM, leitor de código de barras, robô ou qualquer outro dispositivo serial. Uma vez que a Série CP1E compartilha a mesma arquitetura dos controladores programáveis CP1L, CP1H, CJ1 e CS1, porém com uma menor, mas potente quantidade de instruções, os programas são compatíveis através das plataformas, o que permite a rápida e fácil migração entre estas famílias.

Todos os modelos, sendo esta uma característica marcante de todos os CLPs atuais da Omron, armazenam os comentários e símbolos inseridos durante a programação na própria CPU, sendo esta uma propriedade muito importante desde o desenvolvimento do programa, passando pelo comissionamento, até a manutenção da máquina.

O CP1E suporta programação através do software CX-One que possui características desde a facilidade de desenvolvimento, até a edição online de toda a lógica do programa. O software de simulação incluso no CX-One permite pré-testes de programas sem a necessidade do hardware, diminuindo desta forma o tempo gasto no comissionamento.

Para complementar a característica econômica que este CLP oferece, a Omron disponibiliza um software gratuito por 5 (cinco) meses com funcionalidade completa para programação desta família de MicroCLP CP1E.

Além disso, quando utilizado em conjunto com Inversores, Servo-Sistemas e IHM, a Omron disponibiliza um software CX-One LITE ideal para este tipo de aplicação, sendo que este incorpora todas as ferramentas necessárias para a programação destes equipamentos, a um custo extremamente econômico.

O CP1E é um item normal de estoque. Os preços variam de acordo com a configuração e opcionais escolhidos, porém mantendo o custo econômico para esta família.

Veja mais sobre a Omron aqui.