WEG Energia usa tecnologia para eliminar tarefas repetitivas de engenharia


Plataformas de petróleo, usinas termo-elétricas e usinas de cana-de-açúcar são alguns exemplos dos segmentos atendidos com projetos customizados de geradores e motores de grande porte pela WEG Energia, divisão da WEG - multinacional brasileira com 21.877 colaboradores em 2008.

Customização de geradores e motores complexos
Cada contrato fechado significa um novo produto complexo que precisa ser criado e customizado, para então ter seus detalhamentos de fabricação preparados.

Imagine a complexidade do projeto de um gerador para uma plataforma de petróleo que além de atender às especificações requeridas pelo cliente, ainda precisa respeitar inúmeras normas, como ISO e regras de engenharia e fabricação. Agora, adicione mais um ingrediente: este gerador irá operar em alto-mar. Isto significa que o projetista ainda precisa considerar no projeto regras específicas em relação à oxidação.

Mesmo no CAD 3D SolidWorks, alguns projetos personalizados da WEG Energia levavam mais tempo que o desejado para sua conclusão. Além disso, esses projetos estavam sujeitos a não-conformidades e muitas vezes não compreendiam atualizações solicitadas pelo departamento de fabricação ou pela própria engenharia, uma vez que o gerenciamento dos critérios de projeto era extremamente trabalhoso devido à enorme quantidade de desenhos-base existentes.

Quando é preciso projetar dia após dia projetos iguais, mas diferentes, este processo pode se tornar bastante repetitivo e levar a erros, retrabalho e atrasos de entrega.

Roda Polar – projeto automatizado com DriveWorks

Buscando uma solução em automatização
Conforme Roberto Vieira – projetista da WEG Energia – “estávamos procurando uma forma de automatizar nossos projetos. As primeiras experiências tiveram como base a elaboração de algoritmos e rotinas automatizadas usando a ferramenta API do SolidWorks. Bons resultados foram alcançados, mas era uma programação demorada e que envolvia muitas pessoas, inclusive de outras áreas, como TI. Chegamos a pensar em desenvolver um configurador próprio, mas então a SKA nos apresentou o DriveWorks que é uma ferramenta de automatização que roda no SolidWorks, como um plug-in. Desenvolvida para projetistas, é mais simples de configurar, além de ser muito robusta e não requerer conhecimentos específicos de linguagem de programação.”

DriveWorks – opção fácil de usar para SolidWorks
O projeto da roda polar foi um dos primeiros a ser automatizado. “Com o DriveWorks, nós podemos criar todos os desenhos e detalhamentos em até 01 dia. Antes, usando apenas o SolidWorks, este tempo era entre 03 e 04 dias. Agora, o projetista analisa e verifica o projeto ao invés de ficar apenas desenhando, fazendo trabalho braçal. Antes, o projetista escolhia um projeto-base mais próximo, mas isto não garantia que ele escolhesse o projeto-base mais adequado. Poderia haver um melhor sem que ele soubesse. Isto permitia que erros desnecessários na fábrica se repetissem”, afirma Carlos José Bastos Grillo,  Gerente de Engenharia da WEG Energia.

Através do DriveWorks, os projetistas criam projetos de componentes com informações que são vindas de cálculos, bancos de dados, procedimentos de engenharia e normas que interagem por meio das regras criadas por usuários-chave.

Além disso, os projetistas podem utilizar um projeto com interface de simples navegação, fácil entendimento e com todas as melhorias solicitadas pelos vários setores da empresa que podem ser aplicadas a apenas um modelo base. Isto garante que todos os projetos futuros contemplem as melhores práticas.

Retorno do Investimento
Considerando apenas a economia de custos com retrabalhos/erros e a economia gerada pela redução no tempo de desenvolvimento, o retorno do investimento da WEG Energia foi obtido em seis meses, apenas com o projeto da carcaça para gerador – o primeiro a ser automatizado.

Atualmente, 59 projetistas são usuários do DriveWorks, tendo à disposição cerca de quatorze projetos automatizados, sendo que cada projeto pode gerar vários projetos diferentes da mesma família de produto. Alguns dos projetos: anel de prensar estator, carcaça bilateral, carcaça vertical, desenhos dimensionais, roda polar, polos salientes, tampas estruturais, trocadores de calor ar-ar bilateral, entre outros.

“O DriveWorks é uma ferramenta bastante útil, que facilita a aplicação de critérios consolidados em nossos projetos, a melhoria contínua dos produtos e a manutenção dos detalhamentos. Projetistas novos, sem muita experiência, são capazes de criar novos projetos com maior facilidade e qualidade, dentro das normas e regras mais exigentes da WEG”, destaca Vieira.