São Paulo dará estágio a 2,5 mil alunos


O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo lançaram na segunda-feira, 27 de julho, o Jovem Tec, programa que, até 2010, pretende encaminhar 2,5 mil jovens da rede pública estadual de ensino a estágios na área de tecnologia da informação e comunicação.

Cadastrados no Programa Jovem Cidadão, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, os estudantes selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 450 e vão estagiar em unidades da Secretaria Municipal da Educação.

Antes de iniciar o estágio, os estudantes serão gratuitamente capacitados por empresas parceiras do programa, como Microsoft e Intel. “No Estado de São Paulo, temos cerca de 40 mil ofertas de trabalho na área de tecnologia e informática que não são preenchidas por falta de gente com qualificação. É nisso que estamos investindo”, disse o governador de São Paulo, José Serra, durante o lançamento do programa.

Ao fim do treinamento, os alunos, que já terão conhecimento sobre redes, softwares, sistemas de comunicação, montagem e manutenção de computadores, estarão habilitados a exercer atividades de suporte técnico em informática.

O objetivo é associar a teoria à prática e ampliar o acesso desses jovens ao mercado de trabalho. “Estamos aumentando a empregabilidade das pessoas e principalmente dos jovens”, completou Serra. Uma das exigências do programa é que o aluno estagie em local próximo à sua moradia ou à escola onde estuda.

Por meio de Projeto de Lei, as vagas do programa serão gradativamente ampliadas. Em 2009, 200 jovens serão capacitados e contratados. Em 2010, esse número saltará para 2,5 mil. O programa será viabilizado com a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, além de um protocolo de intenções firmado entre a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) e as empresas parceiras.

Serra também anunciou que pretende implantar o programa no Estado, expandindo também para outras regiões, além da capital, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo (Prodesp).

Os 28 primeiros jovens já foram selecionados e passarão por capacitação no Centro de Educação Corporativa da Prodam. Depois, vão estagiar em escolas da Delegacia Regional de Ensino Ipiranga.

A capacitação terá carga horária total de 300 horas, que serão distribuídas em duas etapas. Na primeira, serão ministrados os conteúdos pertinentes aos cursos de Aluno Monitor (com a Microsoft) e Aluno Técnico (Intel). A duração dessa etapa será de dois meses, com aulas presenciais nas unidades de capacitação da Prodam. Nessa etapa, o aluno aprende a identificar, manusear e montar as partes que compõem o computador, além de instalar e configurar sistemas operacionais.

A segunda etapa da capacitação ocorrerá simultaneamente com o estágio. Durante a semana, o aluno permanecerá quatro dias estagiando e um na unidade de capacitação para obter os conteúdos do curso IT Essencial (Cisco), com carga horária prevista de 80 horas presenciais. Essa etapa durará quatro meses.

Ao combinar aulas teóricas e práticas, o programa de capacitação permite ao aluno aplicar o que aprendeu em sala de aula em atividades de estágio. Ao final desse período de seis meses, o jovem poderá optar por prorrogar seu aprendizado por mais seis meses, perfazendo um total de um ano.