Tecnologia de Materiais para a Indústria Automotiva

Foto: Divulgação

Aulas terão início em agosto de 2009 e pretendem atender a demanda do mercado de trabalho


A Pontifícia Universidade Católica do Paraná promove, a partir de agosto de 2009, o curso de Especialização em Tecnologia de Materiais para a Indústria Automotiva. O objetivo da nova especialização é desenvolver nos alunos habilidades necessárias para atuar nas áreas de projeto, pesquisa, desenvolvimento e fabricação em um dos maiores setores industriais no Brasil.

Hoje pode-se dizer que os materiais metálicos representam cerca de 70% de um automóvel. Os demais 30% são provenientes de materiais como plásticos, cerâmicas, vidros e compósitos. Vários são os fatores que forçam a busca por novos materiais como a necessidade de tornar os veículos mais leves, mais resistentes e menos poluentes promovendo a melhoria do desempenho e a redução do custo do automóvel.

Esse processo têm implicado em várias mudanças na indústria automobilística, tanto na parte operacional de sua forma produtiva, quanto na forma de elaboração de projetos de veículos novos levando as indústrias automobilísticas a considerarem no projeto desde a escolha do tipo de material até o tipo de consumidor.

O Brasil conta hoje com uma razoável infra-estrutura científica e industrial. Há que se ter em mente, porém, que mais do que simplesmente identificar as prioridades de desenvolvimento em P & D e demais ações inerentes à implementação de uma política de desenvolvimento científico e tecnológico em novos materiais, é necessário identificar os espaços que se abrem para o país nessa nova perspectiva, levando-se em conta todo o conjunto de condicionantes restritivos assim como as potencialidades nacionais.

É oportuno lembrar que o mercado brasileiro é apontado como o quinto em importância, no setor de tecnologia de ponta, nos próximos anos.

Esse aspecto parece ser aquele que concentra atualmente de forma mais decisiva os interesses dos países e empresas nacionais e estrangeiras em termos da articulação com a economia nacional.

A Universidade, além de todas suas atribuições de ensino, pesquisa e extensão, deve ter também um caráter prospectivo, antevendo hoje as necessidades que o mercado terá no futuro. Dentro deste contexto, é bastante oportuna a criação de um curso de especialização em Tecnologia de Materiais para a Indústria.

O curso ajudará o aluno a desenvolver as habilidades necessárias para atuar nas áreas de projeto, pesquisa, desenvolvimento e fabricação em dos maiores setores industriais do Brasil, o automotivo. As aulas serão complementadas com visitas em indústrias, palestras técnicas complementares com especialistas do Brasil e demonstrações práticas de ensaios e processos.

O curso é importante para os profissionais das áreas de ciências exatas e tecnologia desde o recém-formado àqueles que ocupam cargos de chefia e gerência, que requerem uma visão geral de engenharia de materiais e conseqüentemente possam obter o máximo potencial de seu uso.

O curso de especialização tem início em agosto de 2009, a periodicidade é quinzenal e as aulas são aos sábados das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e domingos das 7h30 às 12h. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto pelo site:

Mais informações aqui ou pelos telefones: (41) 3271-2174/2606.

Tópicos: