Olimpíada Paulista de Física tem premiados

Fonte: Agência FAPESP – 25/04/2007

 Foram divulgados os nomes dos 141 alunos vencedores da Olimpíada Paulista de Física 2006. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 20 de abril, na cidade de Serra Negra, interior de São Paulo.

Os estudantes foram premiados com medalhas, certificados, livros e bolsas de estudo. A competição é promovida pela Associação Paulista de Professores de Física (Aprofi) e pelo Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O objetivo da olimpíada é estimular o estudo e a pesquisa da Física, aprofundar a relação entre o ensino fundamental, médio e superior, divulgar e valorizar a profissão do físico e identificar estudantes talentosos e incentivá-los ao aprimoramento contínuo em ciência e tecnologia.

Destinada a alunos do ensino fundamental e médio regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares do estado de São Paulo, a competição é dividida em fases regional e estadual. As provas são específicas para cada série e contam com questões dissertativas e de múltipla escolha.

Os quatro estudantes com melhor desempenho na 1ª série do ensino médio ganharam bolsa de estudo integral com hospedagem, alimentação e material de estudo para participar da International Summer School for Young Physicists 2007 (ISSYP), na Universidade de Waterloo, em Toronto, no Canadá.

A ISSYP, que ocorrerá de 27 de julho a 26 de agosto, segue os moldes das Escolas Avançadas de Física de entidades brasileiras como o ITA e o Instituto de Física de São Carlos (USP), com aulas práticas e teóricas, visitas a laboratórios, atividades experimentais, oficinas de tecnologia e palestras. Participam estudantes de vários países, como Alemanha, Cingapura, Coréia do Sul, Estados Unidos e Canadá.



Comentários