Curso de Tecnologia de Materiais

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 23/04/2007

Com a formalização de mais uma parceria, desta vez com a PUC-RJ, a ABM consolida seu programa de pós-graduação, ofertando ao mercado o quarto curso de especialização. A novidade é o curso ‘Tecnologia de Materiais para Indústria de Petróleo e Gás (TMIPG)’, destinado a capacitar, atualizar e especializar profissionais para atuar nas empresas voltadas à exploração, transporte, refino e distribuição dos insumos.
 
“A exemplo do que acontece na siderurgia, nos últimos anos houve um crescimento marcante nos segmentos de petróleo e gás no Brasil e novos projetos encontram-se em andamento. Por outro lado, há poucos cursos de graduação voltados especificamente para a formação de especialistas nessas áreas, ocasionando uma carência muito grande de profissionais qualificados e com visão global das necessidades tecnológicas do setor”, diz o diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho.
 
Outra questão, conforme explica o diretor do Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia (DCMM) da PUC-Rio, Prof. Roberto Avillez, é que a tecnologia usada nessa área está sofrendo uma evolução rápida, com diversas mudanças de conceito, como o emprego prático de materiais, que até há pouco tempo era apenas curiosidade de laboratório.
 
Com essa visão, e tendo em vista que o DCMM já trabalham no desenvolvimento de materiais para a área de petróleo e gás e mantém projetos conjuntos com diversas empresas do setor, foi proposto à ABM a realização conjunta de um curso que atendesse a esse mercado promissor.
 
“A ABM tem forte penetração no meio industrial e respaldo de muitos anos no desenvolvimento de cursos, capaz de nos oferecer uma infra-estrutura de serviço muito superior a qualquer outra no mercado”, enfatizou o Prof. Avillez.
 
O curso será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no campus da PUC, e terá início no mês de agosto. Serão 360 horas/aula e oito meses de duração, com aulas semanais, às sextas-feiras, m período integral (das 8 às 18 horas) e aos sábados, meio período (das 8 às 12 horas).
 
Mais informações na ABM, com Amanda Fragoso pelo e-mail  [email protected] ou pelo telefone (11) 5534-4333 ramal 136. Inscrições na Coordenadoria Central de Extensão da PUC-Rio ([email protected]). Tel.: 0800-97095556.
 
Outros cursos:

Também terão início em agosto as aulas dos seguintes cursos de pós-graduação:
 
Belo Horizonte
Pós-graduação em Siderurgia
Parceria com a Fundação Gorceix / Ufop / Redemat

Pós-graduação em Processos Metalúrgicos de Fabricação
Parceria com a PUC-MG
 
São Paulo
Pós-graduação em Metalurgia com ênfase em Siderurgia
Parceria com a FEI (em andamento o terceiro módulo da segunda turma)