Ferramentarias apresentam suas novidades na Intertooling 2009

Heller faz seu lançamento oficial no mercado e chineses ocupam dobro do espaço de 2007

Foto: CIMM

A Intertooling Brasil 2009 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia de Ferramentais começou hoje e os expositores estão mostrando suas novidades. Entre eles estão empresas fabricantes de ferramentais, que desenvolvem moldes para injeção de alumínio, plástico, ferramentas de corte, dispositivos e sistemas para usinagem especializada.

A Heller Design está fazendo seu lançamento oficial para o mercado na Intertooling. Álvaro Heller, do setor de desenvolvimento de produto e gestão de projetos declarou que a empresa aproveitou a boa fase para expandir sua presença no mercado. "Aproveitamos a demanda de serviços para fazer o lançamento. Estamos crescendo desde o ano passado", anima-se Álvaro.

Entre outros destaques estão a HBD, Hexagon e a Villares Metals. Ricardo dos Santos, técnico de desenvolvimento da HBD, declarou que a participação da empresa na feira tem como objetivo divulgar a parceria da empresa com a alemã Hasco, para a venda de porta moldes e componentes para moldes.



Fábio Ferreira da Silva, consultor de pós-vendas da Hexagon, fabricante de instrumentos de medição, disse que os aparelhos expostos na feira são os mesmos que foram levados para a Feimafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura). A empresa está exibindo o sistema de medição por fotogrametria, o Optigo 200 RE, que realiza a medição à distância. "É uma evolução fantástica. O equipamento tem grande aceitação do mercado", empolga-se Fábio.

A Villares Metals, empresa que patrocina o evento, apresenta em seu estande toda sua linha de produtos e o novo VP100, um aço desenvolvido com elementos microligantes, como Ti e V, que pode ser endurecido em condições de resfriamentos diferentes da têmpera tradicional. É uma solução de alta tecnologia, com menor quantidade de elementos de liga. A vida útil do produto é muito elevada e ele oferece uma melhor relação custo-benefício para os clientes.

Já a Oliversteel, empresa de consultoria especializada no setor metal-mecânico, levou à Intertooling a JCL Moldes, que oferece excelente qualidade, preços e prazos extremamente competitivos. Durante a feira também vai expor moldes para injeção de plástico para indústrias automobilísticas, telecomunicações e home aplliance.

Outras empresas, como a Belga, Indústria de Matrizes, estão na feira para reforçar os laços com os atuais clientes. Mari Lucia Scolaro, Sales Leader da Belga, declarou que a empresa procura sempre estar próxima dos clientes e a participação é mais uma iniciativa neste sentido.

É forte também a presença das ferramentarias da China, que ocupam um corredor inteiro da feira. Em comparação com 2007, o espaço dos chineses dobrou.

Moldes 2009
Amanhã, dia 15 de julho, começa o Moldes 2009 - 7º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes promovido, pela ABM  - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. O evento contará com a apresentação de trabalhos técnicos, palestras e mesas-redondas sobre tendências de mercado, inovação tecnológica e gestão, além de exposição de fornecedores.

Na palestra de abertura, José Luiz de Vendramini, da General Motors, falará sobre as "Tendências insumos e equipamentos e perspectivas da indústria automobilística para 2009\2010".

A Intertooling está sendo realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 14 a 17 de julho de 2009, das 14 às 21 horas.

Tópicos: