IPT ganha laboratório de corrosão


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) inaugurou, no dia 8 de julho, em sua sede na capital paulista, as novas instalações do Laboratório de Corrosão e Proteção, cuja infraestrutura passou por um amplo processo de modernização que o colocou entre os mais avançados do mundo.

A inauguração contou com a presença do secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, e do diretor presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira.

O laboratório tem investimentos da ordem de R$ 11,8 milhões concedidos pela Petrobras no âmbito da Rede de Materiais de Corrosão financiada pela empresa.

No espaço serão realizados trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em áreas como revestimentos nanoestruturados (aplicação de nanotecnologia em revestimentos de proteção), corrosão interna e externa, corrosão em biocombustíveis, ensaios eletroquímicos e corrosão associada a fatores mecânicos.

O laboratório continuará atuando em parceria com a indústria na busca de soluções para aprimorar produtos e processos. Nos últimos anos foram desenvolvidos cerca de 50 projetos no local, tendo como principais parceiros empresas dos setores de petróleo, petroquímico e energia.

O combate à corrosão evita o colapso de materiais metálicos utilizados em pontes, postes, dutos, tanques ou qualquer construção que adote o aço como material construtivo.

Mais informações em www.usp.br.