Intertooling 2009 começa na terça-feira, dia 14

Enafer e Moldes acontecem paralelamente à feira

Foto: Divulgação

Começa na terça-feira, dia 14 de julho, a Intertooling Brasil 2009 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia de Ferramentais no Expo Center Norte, em São Paulo. Em 2009 serão mais de 100 expositores apresentando as inovações de alta qualidade em ferramentais para o mercado nacional e sul-americano.

Na edição deste ano, diversos expositores ampliaram seu espaço físico. Além disso há 30 novos participantes, entre eles empresas fabricantes de ferramentais que desenvolvem moldes para injeção de alumínio, plástico, ferramentas de corte, dispositivos e sistemas para usinagem especializada. O horário de funcionamento da feira, que termina no dia 17 de julho, será das 14 às 21 horas.

Eventos
Paralelamente à Intertooling acontecem o II Enafer - Encontro Nacional de Ferramentarias,  o Moldes 2009 - 7º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes e o Prêmio Excelência Técnica Intertooling Brasil.

O ponto alto da programação do Enafer, que será realizado no dia 17 de julho, será a apresentação, discussão e validação do planejamento estratégico do setor ferramenteiro nacional para os próximos 15 anos, visando colocar o Brasil em posição de destaque mundial na comercialização de moldes e ferramentais.

Promovido pelo Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Acij (Associação Empresarial de Joinville/SC), o evento tem como objetivo fomentar a discussão entre os empresários sobre temas comuns ao setor ferramenteiro nacional e internacional buscando melhorar e garantir as condições de trabalho atuais e futuras de toda a cadeia brasileira de produção de ferramentais.

O evento Moldes, nos dias 15 e 16 de julho, contará com a apresentação de trabalhos técnicos, palestras e mesas-redondas sobre tendências de mercado, inovação tecnológica e gestão, além de exposição de fornecedores de insumos e equipamentos. Empresas de grande expressão na cadeia de fornecedores, como a Villares Metals (empresa-anfitriã), a Sandvik e a Bodycote Brasimet, já confirmaram patrocínio. "Nossa empresa é patrocinadora deste evento desde a primeira edição. Trata-se de uma grande plataforma técnica para o segmento de ferramentaria e uma vitrina perfeita para a exposição dos especialistas e produtos", afirma o gerente Nacional de Engenharia e Desenvolvimento da Bodycote Brasimet, Shun Yoshida. 

O Prêmio Excelência Técnica Intertooling Brasil, organizado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) por meio do Centro de Competência em Manufatura, tem como objetivo incentivar tanto soluções para aumento de competitividade estratégica nacional e internacional, quanto valorizar inovações de processo e de produto que resultem em aumento da sinergia do trabalho em equipe, da racionalização dos processos de fabricação e na diminuição do uso dos recursos energéticos.

Neste ano se inscreveram ao Prêmio empresas expositoras de pequeno, médio e grande porte. Serão premiados os primeiros e segundos colocados em cada uma das duas categorias: Desenvolvimento para Competitividade e Inovação Tecnológica. Os troféus serão entregues durante a Intertooling.

Saiba mais sobre a Intertooling aqui.

Tópicos: