Programa Brasil-Alemanha seleciona projetos

Foto: Divulgação

O Programa Brasil-Alemanha (Probal), parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto. Os interessados podem se inscrever gratuitamente, mediante o preenchimento do formulário disponível neste endereço.

O edital tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da Alemanha, que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades com o prazo de duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, segundo critérios das instituições. A seleção de propostas consistirá de quatro fases: verificação da consciência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e a DAAD, para decisão final.

As propostas deverão estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes; contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados ao programa de pós-graduação; prever a publicação conjunta de artigos científicos; ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; e ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos.

Serão concedias, anualmente, até duas missões de estudo por projeto, nas modalidades "Doutorado Sanduíche" (com duração de 4 a 12 meses, improrrogável) e "Pós-doutorado" (com duração de 2 a 12 meses, improrrogável). As bolsas serão operacionalizadas diretamente pela Capes. Segundo a chamada pública, está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil à equipe brasileira, como recursos de material de consumo para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe.

Mais informações no site da Capes.

Tópicos: