Produção industrial sobe 1,3% em maio

Foto: O Globo


A produção industrial de maio subiu 1,3% na comparação com abril e caiu 11,3% em relação a maio de 2008, anunciou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 2. Foi a quinta alta mensal consecutiva.

De acordo com o IBGE, os resultados reforçam os sinais de recuperação no ritmo da atividade industrial. O fator de peso na recuperação de 2009 está associado a setores relacionados à demanda interna, enquanto os segmentos produtores de bens de capital e para exportação continuam pressionando negativamente.

O aumento no ritmo da produção industrial entre abril e maio atingiu 20 das 27 atividades ajustadas sazonalmente e todas as quatro categorias de uso.Dentre as atividades, sobressaíram os resultados da indústria farmacêutica (9,7%), de veículos automotores (2,0%), metalurgia básica (3,1%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (6,6%),

outros equipamentos de transporte (3,3%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,2%).

Já entre as categorias de uso, os bens de consumo duráveis sustentaram o maior ritmo de crescimento (3,8%) na passagem de abril para maio, seguidos por bens de consumo semi e não-duráveis (1,3%) e bens intermediários (1,2%). Os bens de capital (0,7%) tiveram crescimento abaixo da média (1,3%).

Tópicos: