Vale faz parceria para produção de biodiesel

Foto: Divulgação

A Vale e a Biopalma da Amazônia formaram uma parceria para produção de biodiesel a partir do óleo de palma para abastecer, a partir de 2014, as operações e projetos da mineradora no Norte do Brasil. A Vale terá participação de 41% na parceria e desembolsará US$ 305 milhões para participação no consórcio e na implantação da unidade de biodiesel.

A parcela da Vale na produção de óleo de palma será empregada para abastecer a planta de biodiesel de sua propriedade, que terá capacidade estimada em 160 mil toneladas de biodiesel por ano. Este ano, a mineradora investirá US$ 40 milhões no projeto.

De acordo com a Vale, a produção de biodiesel será destinada a auto-consumo, previsto no uso do combustível B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel comum) para abastecer a frota de locomotivas da Estrada de Ferro Carajás e máquinas e equipamentos de grande porte das minas de Carajás, no estado do Pará.

"Com esta iniciativa, a Vale se antecipará à regulamentação que prevê o uso de B20 em 2020", diz a nota divulgada pela empresa.

Tópicos: