SKF renova contrato com a Ferrari

Foto: Divulgação

A SKF acaba de renovar o contrato de parceria técnica com a Scuderia Ferrari, uma das mais tradicionais da Formula 1. O novo acordo tem duração de três anos e garante o fornecimento de cerca de 150 componentes da empresa sueca de rolamentos desenvolvidos especialmente para a equipe italiana.

Uma das evoluções tecnológicas dos carros da equipe Ferrari em 2009, que já conta com a colaboração da SKF é o sistema KERS, uma inovação da categoria, que permite o uso da energia cinética por meio da recuperação da energia dissipada na frenagem, armazenando-a em uma bateria e liberando-a, quando necessário, para ser utilizada no aumento da potência do motor. O recurso é fundamental para auxiliar os pilotos em ultrapassagens e retomadas de aceleração após curvas de baixa velocidade.

Na prática, para atender às necessidades do novo sistema KERS, a SKF desenvolveu um rolamento especial, que pode ser submetido a acelerações e cargas extremamente elevadas, suportando picos de temperatura superiores a 200º C. Para isso, a empresa utilizou todo o seu conhecimento em rolamentos, composições especiais de aço, materiais de revestimento e avançadas ferramentas para cálculos e simulações.

A parceria da SKF com a Scuderia Ferrari já dura mais de 60 anos. “É muito importante para a Ferrari a manutenção de uma parceria sólida como essa, que nos ajuda a desenvolver importantes inovações tecnológicas”, afirma Stefano Domenicali, diretor da equipe Ferrari de Fórmula 1.

Leia mais sobre a SKF aqui.