Supermercado cria estacionamento que gera energia

Foto: Divulgação
Milhares de carros visitam a rede de supermercados européia Sansbury's todos os dias, o que levou a empresa a desenvolver um sistema que aproveita os hábitos dos visitantes para economizar energia elétrica e ajudar a natureza. Tudo graças a um sistema instalado em uma loja na cidade de Gloucester, no Reino Unido, que permite que o movimento dos carros no estacionamento gere energia suficiente para garantir o funcionamento das caixas registradoras.

O sistema é composto por "placas cinéticas" espalhadas pelo estacionamento. Quando um carro passa sobre elas, não importa em qual direção, elas são pressionadas pelo peso do veículo, acionando geradores que ficam abaixo delas. Esses equipamentos geram cerca de 30 kW por hora, mais do que o suficiente para manter as caixas em funcionamento, segundo a empresa.

"Isso é revolucionário. Não apenas somos os primeiros a utilizar uma tecnologia de ponta como esta com nossos clientes, mas eles também podem ter um papel ativo em ajudar sua loja local a ser mais 'verde', sem esforço ou custo extra", diz Alison Austin, gerente de ambiente da Sainbury's. A loja também conta com painéis solares, água de chuva armazenada para as descargas dos banheiros, estrutura que maximiza o uso de luz natural, entre outras soluções ecológicas.

Tópicos: