Workshop: aplicação do sistema Lean em hospitais

Foto: Getty Images

O Hospital e Maternidade São Camilo e o Lean Institute Brasil, entidade brasileira sem fins lucrativos criada para disseminar no país o Sistema Lean/Toyota, vão realizar pela primeira vez no país um evento para quem se interessa por gestão hospitalar.

É o workshop "Mapeamento do Fluxo de Valor no Hospital São Camilo", nos dias 30 de junho e 1º de julho, dentro do próprio hospital, em São Paulo.

Trata-se de um encontro que vai detalhar como aplicar na gestão de um hospital o "Mapeamento do Fluxo de Valor", uma das ferramentas de gestão do Sistema Toyota. A filosofia de produção criada pela montadora japonesa visa eliminar qualquer tipo de desperdício num processo produtivo, ou seja, todo e qualquer processo que não agregue valor ao produto.

O workshop explicará como identificar os fluxos dos pacientes, dos materiais e das informações, para, assim, identificar as causas dos desperdícios, além de esboçar e planejar a aplicação das técnicas lean - sempre visando diminuir custos e melhorar o atendimento e a qualidade.


O evento terá um caráter prático, pois, além dos exercícios "in loco", serão visitadas áreas do Hospital São Camilo em que já foram realizados projetos Lean.

E o objetivo é fazer com que profissionais que trabalhem com gestão hospitalar tenham uma visão sistêmica e "aprendam a enxergar", para identificar dentro do hospital o que é valor e o que é desperdício.

São Camilo tem resultados com Lean
O Brasil tem mais de 7.600 hospitais segundo dados da Federação Brasileira de Hospitais de agosto de 2008. A gestão hospitalar vem avançando a passos largos e está descobrindo, mais recentemente, a funcionalidade do Sistema Toyota, que aplicado em hospitais reduz custos, ao mesmo tempo em que melhora o atendimento.

Em São Paulo, o São Camilo é um dos pioneiros e já coleciona resultados concretos: no ano passado, por exemplo, a Unidade Pompeia da Rede São Camilo economizou 200 mil dólares ao aplicar o Sistema Lean no Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento (SADT).

Na área de imagens do São Camilo, o Sistema Lean diminuiu a quantidade de filmes em estoque de 8.557 para 2.283 filmes - uma economia de 71 mil reais. A aplicação do sistema também liberou dois espaços para o hospital: uma sala de 4,5 metros quadrados, onde ficava um almoxarifado, e outra de 4 metros quadrados, que armazenava suprimentos.

Animada com os resultados gerados pelo Sistema Lean, a Rede São Camilo está implantando a metodologia em suas três Unidades (Pompeia, Santana e Ipiranga). Para tanto, a instituição treinou cerca de 250 funcionários e dispõe hoje de 83 belts (especialistas na metodologia Lean) em seu quadro de colaboradores.

Gestão hospitalar com Sistema Toyota é tendência mundial, dizem especialistas

Para José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil e uma das maiores autoridades do mundo em Sistema Toyota, os conceitos Lean vêm despertando enorme interesse em instituições hospitalares de diversos países, como EUA, Reino Unido, Austrália, entre outros.

"Os significativos resultados conquistados em reduções de custos e melhoria no atendimento têm atraído um número crescente de organizações praticantes. Há uma crise séria nos sistemas de saúde com custos exponenciais e qualidade inadequada. E há uma convergência crescente sobre a necessidade de transformar o sistema de gestão ao redor do mundo. No Brasil, o problema não é diferente", resumiu o professor Ferro.

Veja a programação do workshop
  • Melhorias no fluxo de valor vs. melhorias nos processos;
  • Exercício: desenhando o mapa do estado atual;
  • Aplicação prática: mapeando o estado atual de uma família de produtos do hospital;
  • O que é um fluxo de valor lean?;
  • Eficiência individual vs. eficiência sistêmica;
  • Fazendo em fluxo contínuo;
  • Programando em um único ponto;
  • Exercício: desenhando o estado futuro;
  • Aplicação prática: projetando o estado futuro para a família de produtos estudada;
  • Como criar um plano para alcançar o estado futuro;
  • Aplicação prática: desenvolvendo o plano de ação para atingir o estado futuro projetado.

Serviço
"Mapeamento do Fluxo de Valor no Hospital São Camilo"

Data: 30 de junho e 1º de julho (16 horas)
Local: Hospital São Camilo Pompéia - Rua Barão do Bananal, 1.111
Investimento: R$ 1.600,00 por participante
Inscrições e mais informações: Lean Institute Brasil (www.lean.org.br).

Tópicos: