Sandvik Mining and Construction apresenta novidades para 2009

PAC e Copa do Mundo de 2014 devem movimentar os negócios da companhia

Fotos: Sandvik Mining and Construction

A Sandvik Mining and Construction traz para o Brasil duas novas linhas de produtos que ampliarão o seu portfólio de soluções para os mercados de construção e mineração.

Uma das novidades é o novo modelo QJ 330. Integrante da linha de equipamentos móveis para britagem e peneiramento da Sandvik, a máquina foi desenvolvida para operar nos mercados de construção, demolição, reciclagem e mineração.



 O QJ 330 possui grelha vibratória, chute de desvio de peneira inferior do britador, britador de mandíbulas, apf de 40 mm em aplicações de reciclagem, ajuste hidráulico de apf, comando hidrostático, amplo vão sob o equipamento e extrator de sucata no transportador.

Segundo Victor Becattini, gerente de vendas da Sandvik Mining and Construction, a grande vantagem do novo QJ 330 é o fato de ser um equipamento móvel, o que torna o processo de britagem muito mais rápido e eficiente. “Com ele não é necessária a montagem de uma estrutura física no local do serviço que será realizado. Isso reduz substancialmente o custo da operação”, explica.

Ainda de acordo com Becattini, a característica de mobilidade, aliada ao fato de funcionar com eficiência em diversos tipos de minerais - calcário, granito, betume, resíduos de construções e demolições -, torna o QJ 330 um produto de muito potencial. “Oferece excelente custo benefício”, completa.

Outro lançamento é a linha de componentes para correias transportadoras, aplicadas em transporte de granéis sólidos, resultado direto da nova planta fabril da empresa localizada na cidade de Vespasiano (MG).



Esta nova linha é composta pelos seguintes equipamentos:

Rolos HV 100 - uma série de rolos para o transporte de cargas leves, médias e pesadas. A linha HV inclui um rolo conformado, HV150, projetado para o transporte de cargas pesadas em altas velocidades, que reduz a vibração e o nível de ruído,  resultando no aumento da vida útil do rolamento e na redução do gasto de energia em relação aos rolos convencionais.

Roletes e Cavaletes série HV300
–  uma vasta gama de cavaletes, que resistem  às mais exigentes e variadas condições de carga e dimensões.  Também conta com roletes especiais para carga e retorno, além dos de impacto, que foram projetados para os pontos de carregamento. O projeto das estruturas é baseado na análise do stress. 

Tambores série HP – utilizados para o transporte de cargas leves, médias e pesadas, com limite de peso de até 3.000 kN. Exaustivamente testados e com baixa manutenção, os tambores Sandvik são projetados para operar sob condições extremas.

Limpadores de Correia série HB – A linha possui limpadores para qualquer aplicação, desde os primários e secundários, até viradores e raspadores de correia.

Segundo Becattini, os componentes de transportador da Sandvik podem ser usados em qualquer lugar onde seja necessário o manuseio de materiais, como é o caso da mineração (superfície ou subsolo), das pedreiras, do transporte por terra, portos e usinas.

“Só no mercado de mineração, o Brasil possui atualmente cerca de 2 milhões de rolos funcionando em suas plantas fabris. Deste total, pelo menos 10% são substituídos por ano. Portanto, trata-se de um mercado muito promissor e a Sandvik possui ferramentas que atendem a todas as necessidades”, observa.

Os novos produtos da Sandvik Mining and Construction foram apresentados durante a M&T Expo 2009, um dos mais importantes eventos do mercado de construção e mineração da América Latina, que aconteceu de 2 a 6 de junho em São Paulo.

Crescimento em 2008 e boas expectativas para 2009
Apesar da crise econômica mundial que afetou todos os setores econômicos do Brasil nos últimos três meses de 2008, a Sandvik Mining and Construction fechou o ano passado com um crescimento do faturamento de 20% em relação a 2007.

Segundo o gerente, mesmo com o mercado ainda sentindo os impactos negativos da crise, a expectativa para os negócios da Sandvik Mining and Construction para o ano de 2009 são muito positivas. “Alguns setores, como o de construção, por exemplo, continuam  com uma boa demanda.  Também tem os projetos do PAC e da Copa do Mundo, que deverão gerar investimentos pesados no Brasil. Tudo isso nos deixa otimistas quanto ao futuro”, conclui Becattini.

Leia mais sobre a Sandvik Mining and Construction aqui (site em inglês).

Tópicos: