Usinagem de polímeros com broca Walter

Foto: Walter

A usinagem de polímeros CFRP ou GFRP ainda é um processo difícil e na maioria das vezes somente economicamente viável usando ferramentas com revestimento PCD. A Walter agora desenvolveu uma nova broca PCD que vem demonstrando grande potencial na usinagem de polímeros reforçados com fibras.

A maior vantagem desta nova broca é que ela pode ser reafiada e recondicionada muitas vezes, o que reduz significativamente os custos com ferramentas. Desenvolvida especialmente para materiais compostos, a ferramenta possui uma geometria especial que reduz as forças de corte e, assim, minimiza o risco de delaminação. Como resultado, a ferramenta é ideal para a indústria aeroespacial, onde estes materiais são muito (e cada vez mais) utilizados.

“Graças à tecnologia de sinterização PCD, paradas no processo devido a falhas decorrentes do processo de soldagem pertencem ao passado”, explica o especialista de ferramentas PCD da empresa, Kelson Queiroz. “Durante a usinagem de uma peça de 11.4 mm de espessura em CFRP, com fibras em diversas direções (0 grau, 45 graus e 90 graus), a broca atingiu uma vida útil de 600 furos, sem nenhum sinal de delaminação”, comenta.

A nova broca PCD Walter está disponível em todos os diâmetros entre 2 e 6,4mm.

Leia mais sobre a Walter aqui.

Tópicos: