CNPq investe em pesquisas de combustíveis de segunda geração

Edital vai destinar R$ 11,6 milhões para o desenvolvimento de novas tecnologias na área

Foto: Getty Images

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou edital para estimular ações de cooperação internacional na área de biocombustíveis de segunda geração. O objetivo é incentivar a colaboração científica e tecnológica ou de inovação entre grupos de pesquisa brasileiros e dos países Membros ou Associados da União Européia. Para implementar projetos de pesquisa, o Edital irá destinar R$ 11,6 milhões para propostas que enfoquem o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de biocombustíveis de segunda geração e também que apresentem melhorias e avanços tecnológicos em relação às matérias primas oriundas da biomassa, às técnicas de conversão, à integração de processos e a sustentabilidade.

As propostas devem abordar os seguintes temas: caracterização e o pré-tratamento das matérias primas; conversão bioquímica e termoquímica de materiais lignocelulolíticos; utilização, valorização e economia no uso de resíduos; subprodutos e processos e fluxos de resíduos; otimização de água e balanços energéticos; e avaliação da sustentabilidade. Após a conclusão do desenvolvimento tecnológico, a pesquisa deverá incluir planta de fábrica, levando-se em conta o conceito de integração energética, tais como: possibilidades tecnológicas, simulações, avaliação de custos, redução do consumo e co-geração do vapor.

As atividades de pesquisa devem ser bem articuladas, concatenadas e sinérgicas, de modo a agregar competências que venham gerar um verdadeiro impacto nos campos científico, tecnológico, econômico, social e ambiental. Além disso, devem ter metas quantitativas e qualitativas bem definidas, compreendendo: pesquisa, recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade, setor empresarial e governamental.

Poderão apresentar propostas pesquisadores doutores com vínculo empregatício ou funcional com instituição de ensino superior (IES), centro e instituto de pesquisa e desenvolvimento público, ou privado sem fins lucrativos, constituídos sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País, e que tenham seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

Além do apoio financeiro do MCT/CNPq, o Edital conta com a parceria das Fundações de Amparo à Pesquisa das seguintes Unidades da Federação (UFs): Amazonas (FAPEAM), Distrito Federal (FAPDF), Minas Gerais (FAPEMIG), Piauí (FAPEPI) São Paulo (FAPESP), Rio de Janeiro (FAPERJ),  Pernambuco (FACEPE) e Rio Grande do Sul (FAPERGS). Lembrando que a participação destas agências no financiamento não confere vantagem às propostas originadas dessas UFs no processo de seleção.

As propostas devem ser encaminhadas até o dia 12 de julho, sob a forma de projeto ao CNPq, com o preenchimento do formulário de propostas onLine, disponível no endereço eletrônico Plataforma Carlos Chagas.

Confira o edital na íntegra aqui.

Tópicos: