Dormer traz ao mercado tecnologia para furação

Fotos: Dormer

A Dormer agora tem mais uma solução para o processo de usinagem no programa de ferramentas em metal duro: a broca de alto desempenho com cabeça intercambiável.  Oferecendo alta produtividade em uma ampla gama de materiais, a broca – chamada Hydra – mostra-se uma alternativa inovadora e com ótimo custo-benefício na área de brocas em metal duro.

Dois tipos de cabeça estão disponíveis; A Hydra-M (R960) que foi desenvolvida especificamente para usinagem de aço inoxidável e ferro fundido, mas é também recomendada para operações de furação em titânio e níquel. A Hydra-P (R950) é ideal para usinar aço carbono e suas ligas.

Todas as cabeças são fabricadas em metal duro grão ultrafino além de receberem uma cobertura de nitreto titânio alumínio para altas velocidades de corte e avanços, mantendo a tenacidade. A cobertura também previne contra a aresta postiça.  A geometria auto centrante, ângulo de ponta de 140 graus bem como a afiação com 4 facetas fazem com que a força de avanço seja menor e torne desnecessário um pré furo.

As cabeças são fixadas seguramente por dois parafusos frontais, serrilhados na parte inferior da cabeça e superior do corpo se acoplam perfeitamente maximizando a rigidez da ferramenta e assegurando uma transmissão de torque precisa e segura e garantindo uma ótima tolerância.  ”O maior benefício da broca Hydra é a possibilidade de trocar as cabeças sem remover o corpo do eixo árvore, proporcionando economia de tempo de máquina” explica Andrew Reynolds, Gerente de Produto Furação da Dormer Global.

As brocas estão disponíveis para furações com 3 x diâmetro de profundidade (H853), 5 x Diâmetro (H855) e 8 x Diâmetro (H858), os corpos da broca são feitos de aço endurecido e com uma cobertura de Níquel duro para uma maior resistência contra o desgaste e a corrosão.

Um corpo pode acomodar múltiplos tamanhos de cabeças sem comprometimento da rigidez da fixação. O ângulo de hélice suave otimiza o espaço para os cavacos e a rigidez da ferramenta, enquanto os canais de refrigeração interna garantem suave escoamento de cavaco.

Ambas Hydra-M e Hydra-P estão disponíveis em uma ampla gama de tamanhos (12mm – 30.5mm / 15/32” – 1.3/16”).

Mais informações estão disponíveis através do seu contato Dormer ou visitando o site www.dormertools.com onde já é possível encontrar o folheto em pdf da nova broca.

Leia mais sobre a Dormer aqui.