Eletroerosão por penetração CNC

Saiba como funciona o processo e confira o modelo lançado na FEIMAFE

Fotos: CIMM

A máquina de eletroerosão por penetração CNC funciona com um eletrodo de cobre ou grafite. Este eletrodo precisa ser moldado com o perfil a ser esculpido no bloco metálico.

O processo não provoca atrito entre as peças. O eletrodo se aproxima da peça imersa (que fica imersa em óleo) e dá descargas elétricas, que vão escavando o metal.

Este processo de usinagem é utilizado por fabricantes de moldes de diversos setores industriais. Uma das suas aplicações é fazer moldes de peças plásticas muito detalhadas e que serão produzidas em larga escala.

A GF AgieCharmilles, empresa do grupo Suíço Georg Fischer, foi uma das pioneiras no desenvolvimento dessa tecnologia, criada há mais de 50 anos. Na FEIMAFE a empresa está lançando no mercado brasileiro uma nova máquina de eletroerosão por penetração CNC, modelo Form 30.

No estande da empresa é possível ver a máquina em funcionamento. Como exemplo da sua aplicação, a máquina escava um molde para fazer mouses para computador. 


Rafael Doretto, técnico de aplicação da empresa, comunicou que a AgieCharmilles já vendeu 4 máquinas na feira. “Estamos com um bom parâmetro. Na Brasilplast nós vendemos 10 máquinas”, entusiasma-se Rafael. “O mercado melhorou bastante”, conclui.