Fusão de empresas dá origem a GGD Metals

A unificação busca o crescimento econômico e a junção de recursos para pesquisa

Foto: Divulgação

Cenário inédito no setor, a fusão das empresas Açometal, RCC Metais e Domave, todas distribuidoras oficiais da Gerdau, foi anunciada oficialmente ao mercado em dezembro de 2008. O início de todas as operações já unificadas aconteceu em janeiro de 2009.

O novo conglomerado ganhou o nome de GGD Metals – GGD como sigla para Grupo Gonçalves Dias – já que se trata de uma união de empresas com comando familiar, de administrações independentes divididas entre três irmãos. As razões para a unificação da distribuidora GGD Metals incluem: imperativos de crescimento, mudanças econômicas, união de recursos para pesquisa e desenvolvimento, ganho de sinergias, corte de custos e economias de escala e escopo.

Um dos principais investimentos da GGD Metals, no momento, é na área fabril. Serão mais de 30 mil m² de espaço construído, na Zona Sul de São Paulo, além da manutenção do prédio onde funcionava a RCC e mais uma grande área em Valinhos, interior de São Paulo. Como plano de expansão para 2010, o Grupo pretende investir em filiais na região Sul do país, mais precisamente em Caxias do Sul e Joinville.

A GGD Metals possui cerca de 350 funcionários e acima de 20% desse quadro compõe a área de vendas. A estrutura atual conta com executivos de vendas e executivos de contas, o que gera outra percepção tanto para o vendedor quanto para o cliente. É inédito e inovador no setor de distribuição departamentos de vendas e marketing com essa capacidade, administração e estruturação.

A GGD Metals tem dado continuidade à atuação sustentável das três empresas, devolvendo ao mercado e ao meio ambiente os recursos utilizados de maneira similar ou melhorada, sejam materiais, humanos ou ambientais. A empresa investe em capacitação e aprimoramento de sua força de trabalho, com aulas de inglês internas e treinamentos. O óleo gasto é reciclado e os caminhões passam por rigorosas revisões e manutenção para reduzir a emissão de gases poluentes.

Além disso, a empresa investiu na instalação de um laboratório de qualidade dentro da companhia e capacitação de funcionários para sua utilização. Para o próximo ano, o projeto é estabelecer um selo GGD de qualidade, tornando-se referência para todo o mercado latino-americano.

Marketing agressivo e inovador – Bruninho Rezende e Ivete Sangalo

O Marketing da GGD Metals ganhou forte injeção de verbas (cerca de R$2 milhões) para planejamento de Branding, CRM, merchandising, criação da nova logomarca e marketing social. Entre as ações do departamento, a primeira foi a contratação do atleta Bruninho Rezende – levantador da seleção brasileira de vôlei pela quarta vez consecutiva premiado como melhor levantador da SuperLiga – como garoto-propaganda.

Bruninho estampou todas as ações de teaser e anúncios em revistas do setor, falando sobre a fusão. Depois disso, a GGD Metals surpreendeu o mercado tornando-se o patrocinador oficial do trio elétrico da Ivete Sangalo. Partiu da GGD toda estrutura de alumínio para a construção de seu novo trio, inteiramente de alumínio.

Tópicos: