Volkswagen suspende negociações com a Porsche

Foto: Divulgação

A montadora alemã Volkswagen (VW) informou que foram suspensas as negociações para uma possível fusão com a Porsche. Um porta-voz da companhia confirmou as informações surgidas em vários meios de comunicação alemães, segundo as quais, a VW tinha decidido se retirar das "pouco construtivas" conversas com a Porsche.

Segundo a imprensa, a companhia considera que não houve a "atmosfera" adequada para prosseguir com o diálogo, e suspendeu um encontro entre as duas partes que estava previsto para amanhã.

Entre as recriminações da VW indicadas pela imprensa, está a falta de uma linha de atuação clara por parte da Porsche e o "descrédito" que essa situação está representando à Volkswagen.

Para o presidente do comitê de empresa da Volkswagen, Bernd Osterloh, a Porsche deve esclarecer primeiro em nível interno o que espera de uma futura relação com a VW e dirigir-se depois à companhia alemã com uma proposta concreta.

"Compra, fusão ou algo completamente diferente", indica.

A decisão da VW ocorre dez dias depois que representantes das famílias Porsche e Piëch, em conflito há dois anos em uma luta de poder, decidiram criar um grupo automobilístico integrado.

Os acionistas encomendaram a um grupo de trabalho a elaboração de um conceito que devia ser apresentado após um período de um mês.

No cenário desse projeto de fusão, estão as dificuldades financeiras da Porsche para obter o controle da Volkswagen e a possibilidade de que esta última aproveite essa fraqueza para responder às tentativas de compra com a aquisição do comprador.

A Porsche estava disposta a adquirir 75% da Volkswagen, o maior fabricante automobilístico da Europa, mas a crise financeira, que afeta especialmente o setor automotivo, prejudicou esses planos.

Além das dificuldades financeiras da Porsche, que tentou ampliar sua participação na Volkswagen através de uma troca de ativos, há o volume de liquidez da VW, que permitiria à empresa comprar a primeira sem dívida.

Tópicos: