Vidimax lucra produzindo moldes com 20% de desconto


Uma empresa de injeção de peças plásticas paulistana, a Vidimax, está provando que não é apenas privilégio do varejo ampliar os negócios à base de promoções. Praticamente desde que foi fundada, 12 anos atrás, a Vidimax desenvolve moldes exclusivos, com 20% de desconto, para os clientes que fazem injeção de peças ali (e que obviamente estejam interessados em ter um molde).

Mas este não é o único agrado. A Vidimax também presta o serviço de manutenção do molde sem cobrar nada por isso. E as condições de orçamento e pagamento são sempre generosas. “Fazemos questão de tratar os nossos clientes como parceiros comerciais. Baixando os custos deles, também aumentamos o nosso portfólio de pedidos”, resume o diretor da empresa, Álvaro Francischini.

De acordo com Francischini, a Vidimax tem cacife para bancar esta política de atendimento. Além de um parque fabril composto por várias injetoras desde 60 t até 250 t e todos os equipamentos de apoio necessários para o trabalho de injeção de plásticos, incluindo periféricos, como água gelada, desumidificador e aquecedor de molde – o que permite à empresa injetar lotes de qualquer variedade e tamanho - a Vidimax conta ainda com um corpo de projetistas para lá de experientes. “Isso é imprescindível. Um bom molde sempre começa com um bom projeto”, diz o executivo.

Encaixe - Segundo o executivo, ter um parque industrial diversificado também dá à Vidimax condições de efetuar trabalhos de logística mais complexa, como aqueles que exigem encaixar peças grandes e pequenas dentro de um ritmo alto de produção. “As nossas injetoras se complementam em termos de tipo de trabalho. Assim, podemos fazer tudo ao mesmo tempo”, explica Francischini.

A produtividade e a redução de custos também estão presentes na atual tendência da empresa de fabricar moldes com muitas cavidades – uma técnica que foi bastante desenvolvida pelos chineses nos últimos anos. Moldes com 200 cavidades se tornaram comuns. “Neste caso, a ferramenta fica um pouco mais cara, mas o custo da injeção das peças também é menor, especialmente na parte de mão-de-obra”, diz.

A Vidimax ainda se diferencia no quesito qualidade de produto. Os moldes da empresa são respeitados no mercado pelas elevadas condições físicas de resistência e performance de ciclo. As estruturas dos moldes são, além disso, reforçadas para evitar a ocorrência de desgastes, empenamentos e flexões. A companhia também pode dotar os moldes de características especiais, quase que ao gosto do cliente, como acabamento polido, espelhado ou texturizado, ou gravações, colagens e numerações.

“Temos ainda experiência em sistemas de injeção mais complexos, como câmara quente, direta, submarina ou capilar”, conta Francischini. “E trabalhamos com outras necessidades diferenciadas, como, por exemplo, embalagens especiais, montagens de peças, reidratação de peças, pré-encolhimento etc.”.

O parque industrial da Vidimax pode operar com todos os termoplásticos de engenharia, dos especiais aos tradicionais, como ABS, policarbonato, poliuretano, polipropileno, polietilenos, poliamidas, poliestirenos e acetatos, dentre outros.

A empresa ainda se dá ao luxo de manter uma linha própria de peças injetadas. Ela é composta de produtos descartáveis, direcionados ao segmento de mexedores de café, pazinhas para sorvete e colheres de sobremesa. “São produtos que estão por toda a parte, divulgando a nossa marca e expertise”, conclui Francischini.

Tópicos: