V Semana de Mecatrônica em São Carlos

Foto: Divulgação

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) promoverá, de 25 a 29 de maio, a V Semana de Engenharia Mecatrônica (V SEMATRON), que visa englobar as áreas de conhecimento e atuação inerentes ao engenheiro mecatrônico, proporcionando a troca de idéias por meio de palestras sobre os mais variados assuntos, minicursos e visitas técnicas, além do desafio inteligente (Smart Challenge).

A Mecatrônica combina e trabalha simultaneamente as engenharias mecânica, elétrica e eletrônica com a ciência da computação, ou seja, são máquinas que têm partes mecânicas, elétricas, computacionais e sensores que captam, processam e transformam os dados em informações úteis, repassando-as às partes móveis do sistema para atender aos usuários. Desta forma, são criados novos produtos e processos produtivos mais eficientes. Enquanto disciplina independente, a Mecatrônica enfatiza o gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerir em tempo real seus diversos processos de forma integrada.

Destinado a alunos de graduação e pós-graduação, professores, profissionais da área e interessados em geral, o evento terá os seguintes temas abordados em suas palestras: Dispositivos Microfluídicos - Dr. Gherhardt Ribatski (NETEF - USP); A Robótica Móvel - Localização e Mapeamento - Prof. Dr. Denis Wolf (ICMC-USP); Mitos, verdades e lendas de empreender - Bob Wollheim (ex-presidente da StarMedia e Fundador Ideia.com); O Brasil e a crise econômica mundial - Luiz Felipe Lampreia (Ministro das Relações Exteriores do governo FHC); Engenharia Aplicada ao Desenvolvimento da Medicina - Eng. Dr. Daniel Legendre e Eng. Dr. Jeison Fonseca; Robótica Militar: Robôs Espaciais e Táticos - Prof. Dr. José Guilherme Sabe (Equitron); Vencendo o Medo de Falar em Público - Prof. Dr. José Carlos Angelo Cintra (USP); Instrumentação Virtual com LabVIEW - Eng. Marco Amorim (National Instruments); A economia de energia na indústria automotiva - Eng. Danilo Matos (FIAT); Robôs Autônomos Submarinos - Prof. Dr. Ettore de Barros (POLI); e Medo e Comportamento x Segurança - Giovane de Almeida Castro; entre outros.

A Sematron tem como diferencial seu interesse no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social. Com base nisso, será mantido o Evento Verde, que visa promover uma melhora na qualidade do ar da região, através da reposição de espécies de árvores que neutralizam as emissões de carbono do evento. Além disso, serão recolhidos alimentos como parte da inscrição, os quais serão doados para instituições filantrópicas da cidade de São Carlos. Nesta edição, os organizadores trabalharão ainda uma nova iniciativa: segurança e suas vertentes, mostrando aos participantes a importância da segurança na vida profissional.

O evento será realizado no Anfiteatro Jorge Caron, na sede da EESC-USP (Av. Trabalhador São-carlense, 400, térreo E-1 - São Carlos/SP).

Mais informações podem ser obtidas no site www.eesc.usp.br/sematron ou e-mail [email protected] .