Formare capacita 500 jovens no primeiro trimestre

Unidades da SYL, Eaton, Ericsson e Santos Brasil também inauguraram escolas no período, ampliando a rede

Foto: Divulgação

O Formare, projeto de educação profissional para jovens de baixa renda, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, concluiu a capacitação de aproximadamente 500 jovens de janeiro a março deste ano, em parceria com as empresas parceiras do programa. No mesmo período, foram inauguradas quatro escolas no estado de São Paulo, nas unidades da SYL, Eaton, Ericsson e Santos Brasil, ampliando a Rede Formare. Objetivo é capacitar cerca de 2 mil jovens e chegar a 100 Escolas nos próximos anos.

“Nossa perspectiva de crescimento é otimista. A responsabilidade social tem sido um tema cada vez mais presente nas empresas. Ser uma empresa-cidadã não é mais uma mera questão de marketing, é uma necessidade que se torna filosofia de negócios, a partir da pressão da sociedade em favor de empresas que cumpram o seu papel social. O Formare vai crescer na medida em que mais empresas aderirem a essa causa”, explica Beth Callia, coordenadora geral do Formare.

Todas as empresas que firmam parceria com o Formare mantêm, em suas unidades, espaços dedicados à capacitação dos jovens. Os formandos recebem certificados emitidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná  reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). A maioria desses jovens, em torno de 80%, ficam preparados para o mercado de trabalho assim que terminam o curso.

O Formare dispõe de cursos de operador metalúrgico e serviços, assistente de produção e montagem mecânica, auxiliar de produção e logística, entre outros. Além disto, o projeto proporciona condições para que os alunos desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas, visão de futuro e cidadania.

Sobre o Formare

O Programa Formare foi criado em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP) como uma oportunidade de formação profissional a jovens de baixa renda na própria empresa. Hoje é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais.

O objetivo do programa é desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, moradores das redondezas das empresas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Contudo, o projeto não se limita ao curso. Quando formados, os ex-alunos recebem apoio na obtenção do primeiro emprego. Aproximadamente 6,5 mil jovens já foram capacitados pelo Formare e cerca de 80% estão empregados.

Outro fator de destaque é a capacitação e a motivação que envolve os colaboradores da empresa quando aderem ao Projeto como educadores voluntários. Pesquisas indicam, por exemplo, que aprendemos 70% do que discutimos com outros; 80% do que experimentamos; e 95% do que ensinamos.

Ao tornar-se educador do Formare, o colaborador da empresa passa por todas essas fases. Segundo informações da Rede de empresas parceiras, foi possível comprovar que o desempenho do voluntário dentro das suas atividades e, principalmente, em seu convívio com outros colaboradores também melhora significativamente.

A Rede Formare (empresas que possuem Escolas Formare) é composta por Escolas de Educação Profissional, oferecendo instalações, benefícios e tempo de seus funcionários para atuarem como educadores-voluntários dos jovens. 

Os cursos, com duração de no mínimo 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. A orientação pedagógica baseia-se nas diretrizes do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas por meio da associação de teoria e prática.

Os cursos são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC – a UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Tópicos: