IAP lança programa de educação ambiental nas escolas do PR

Foto: AEN

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, lançaram nesta quinta-feira (23) no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, o primeiro programa de educação ambiental voltado para jovens e crianças: Projeto EHCO. “As crianças e os jovens são os principais responsáveis pela mudança de hábitos e os maiores interessados na promoção de um planeta saudável e sustentável. O ambiente escolar é propício para que eles recebam e multipliquem as informações para os amigos e familiares”, disse Burko.

A proposta do IAP e da Secretaria do Meio Ambiente com o Projeto Ehco é abrir espaço para que os jovens se identifiquem e incorporem a temática ambiental a atividades já desenvolvidas no seu dia-a-dia. As frentes de atuação estão divididas em sete subprojetos que percorrerão as escolas da rede pública durante todo o ano: Ehcoarte, Ehcoedu, Ehcolixozero, EhCO2neutro, Ecoweb, Ehcomoda e Ehcocomunicação

Nesta quinta-feira (23), cerca de 900 alunos das turmas do 1° e 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná assistiram a primeira apresentação do espetáculo que deverá percorrer as escolas. A estudante Fernanda Tockus, 17 anos, assistiu ao espetáculo e achou um trabalho bastante interessante. “Desperta boas maneiras nos jovens e contribui com o futuro do meio ambiente. É uma maneira bastante extrovertida de conscientizar as pessoas”, comentou.

“Estamos plantando uma semente que será regada por todos os paranaenses, pois é a semente que defenderá o futuro dos jovens e do planeta” afirma Burko. Com esta ação, o IAP pretende também mudar a sua imagem perante à população, mostrando que não é apenas um órgão fiscalizador , que aplica multas, mas uma instituição que busca soluções efetivas através de ações eficientes em conjunto com os cidadãos.

“Estamos abrindo um espaço para discussão no berço do conhecimento que são as escolas. Não podemos pecar pela omissão, já que a defesa do meio ambiente não envolve raça, credo, política ou religião. A solução deve ser coletiva se quisermos garantir um ambiente saudável para as futuras gerações”, comentou o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Abrangência

Os espetáculos itinerantes nas escolas (Ehcoarte), concursos de moda (Ehcomoda), fotografia (Ehcomunicação), oficinas de reciclagem e gerenciamento de lixo orgânico (Ehcolixozero), comunicação e um portal na internet com o Ehcoweb (www.ehco.com.br) trazem informações didáticas em linguagem informal sobre temas relacionados ao consumo consciente e importância das florestas.

Personagens identificados com o perfil da nova geração foram desenvolvidos especialmente para o Projeto Ehco e estarão presentes em gibis, cartazes, camisetas e adesivos: o skatista Ariel, a “patricinha” Ká, o estudioso Neto e a descolada Lê estarão no ambiente escolar, enquanto 18 artistas performáticos vão interagir com as pessoas nas ruas, praças e em grande eventos, mostrando o que é ser ecologicamente correto.

Os novos protagonistas da luta pela preservação ambiental têm objetivos mais amplos: reduzir o consumo de água, de energia elétrica, a emissão de gases tóxicos, a produção de lixo, a poluição sonora, além de promover a preservação da mata ciliar. Para cumprir a meta, eles terão agenda lotada a partir de maio até o final de novembro, quando percorrerão o Paraná.

Nesta sexta-feira (24) o Projeto Ehco será lançado no Shopping Palladium – Pisos L1 e L3, das 18 às 22hs, com performances de 16 artistas, distribuição de brindes, encenação do espetáculo teatral “O Jogo”. No sábado (25), das 11 às 14h,a programação se repete no Calçadão da Rua XV.

Tópicos: