Soldagem para estruturas mistas aço-concreto

Conectores de metal são soldados a vigas através da eletrofusão, utilizando uma pistola controlada por temporizador

Fotos: Ciser

Na construção civil, estruturas metálicas precisam ser fixadas a estruturas de concreto, como vigas e lajes.

Para suprir esse mercado existem os conectores de cisalhamento tipo Stud Bolt. Por oferecerem bom desempenho, os conectores são largamente empregados em estruturas metálicas para obras de grande porte, como edifícios, viadutos, pontes, usinas de energia, entre outras.

Soldados à viga de aço, os Stud Bolts fazem a integração entre a parte de aço e de concreto. O sistema de vigas mistas frequentemente é associado a lajes produzidas com a utilização de formas de aço do tipo Steel Deck. Neste caso, os Stud Bolts podem ser soldados à viga através da chapa galvanizada.


A soldagem do conector à viga é feita por eletrofusão, que é um processo extremamente prático e rápido, utilizando uma pistola especial controlada por temporizador. Na extremidade da peça está engastada uma esfera de fluxo sólido, que serve como desoxidante e estabilizador do arco de solda.



Um anel cerâmico com configuração específica colocado sobre o conector delimita a área de soldagem.




A Ciser  oferece o conector de cisalhamento e segue a orientação da Sociedade Americana de Solda - AWS D1.1- American Welding Society para a sua produção.
 
“Este produto tem uma excelente aceitação no mercado de construção metálica. No início, tivemos dificuldades de penetração no mercado em função da utilização, para a mesma aplicação, de sobras de chapas que são soldadas e utilizadas como conectores. Contudo, com a utilização do Stud Bolt, os clientes percebem a economia de tempo e a redução nos custos de aplicação” explica Valdecir Furtado, engenheiro de aplicações da Ciser.

 Outra dificuldade encontrada pela empresa foi  o preço do equipamento para soldagem, que representa um investimento elevado. A alternativa encontrada foi a parceria com aplicadores que foi realizada em São Paulo e em Minas.

O Stud Bolt está disponível em duas bitolas: ¾”, que representa quase 100% das aplicações e 7/8”, desenvolvido recentemente para utilização em pontes.

Para saber mais sobre os conectores veja os vídeos da Ciser.

Tópicos: