Lula inaugura pólo petroquímico na Venezuela

Fonte: Agência Brasil - 19/04/07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega venezuelano Hugo Chávez lançaram hoje (16) a pedra fundamental de um pólo petroquímico na Venezuela, um projeto conjunto de empresas dos dois países. Na ocasião, Lula afirmou que esse tipo de iniciativa traz “conhecimento” para o povo e que é necessário levar adiante mais iniciativas como essa.

Numa associação entre as petroquímicas Braskem (do Brasil) e Pequiven (da Venezuela), será construído o complexo General de Divisão José Antonio Anzoátegui, nos arredores da cidade venezuelana de Barcelona.

“Todos sabemos que o resultado disso [construção de pólos industriais] é mais conhecimento, emprego, exportação, mais salários. E tudo isso significa mais conhecimento para o povo do país que pode ter uma planta como essa”, declarou Lula.

“Essa associação pode se repetir em outros países, em outras regiões”, afirmou o presidente. “Já havia conversado com Evo Morales [presidente da Bolívia] há algum tempo, assim como com Chávez e com a direção da Braskem para dizer que era necessário construir um pólo petroquímico também na Bolívia, para que possamos transformar parte da riqueza em uma riqueza que resulte em empregos para aquele povo”.

Evo Morales e o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, participaram da cerimônia, assim como os titulares da Pequiven (Saúl Ameliach) e da Braskem (José Carlos Grubisich), entre outras personalidades.

Lula disse que é importante tirar proveito do “momento político e econômico que vive agora nosso continente” para que a Venezuela transforme seu potencial de gás e petróleo em “um potencial industrial, por que isso na verdade dá força e garantia de que esse país se transforme em uma grande economia, em uma grande potência”.

Em seguida, os presidentes seguiram para Ilha Margarita, para participar do encontro de mandatários da América do Sul. Em debate, a integração do continente e o fortalecimento da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa). À noite, Lula comparece a jantar oferecido pelo presidente Hugo Chávez.
Tópicos:
     



Comentários